Ufopa abre seleção para o Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde

Gratuitas, as inscrições para o processo seletivo devem ser feitas de 4 a 18 de outubro.
Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou edital público com as normas de seleção de candidatos para a turma de 2025 do mestrado acadêmico. As inscrições ao processo seletivo devem ser feitas exclusivamente on-line no período de 4 a 18 de outubro de 2024.

São 18 vagas, sendo: 13 vagas para a linha de pesquisa “I – Inovação terapêutica para atenção à saúde”; e cinco vagas para a linha de pesquisa “II – Saúde Coletiva”.

Podem se inscrever candidatos graduados em curso de nível superior das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e portadores de diplomas de cursos correspondentes fornecidos por instituições estrangeiras, devidamente convalidados no Brasil, conforme as normas vigentes.

As inscrições devem ser feitas via SIGAA/Ufopa, pela página http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgcsaude, na seção “Processo Seletivo”; ou pelo link alternativo https://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=987. No ato de inscrição on-line, o candidato deverá anexar, em local indicado na página do formulário, todos os documentos solicitados no edital.

Mais informações no site www.ufopa.edu.br/ppgcsa ou pelo e-mail seletivoppgcsa@gmail.com.

PPGCSA – Vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) é credenciado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) na área Medicina I. O programa oferta o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde, tendo uma área de concentração “Ciências da Saúde” e duas linhas de pesquisa: “Inovação Terapêutica para atenção à saúde” e “Saúde Coletiva”.

O PPGCSA tem como principal objetivo proporcionar a formação científica aos portadores de título de nível superior, capacitando-os para a pesquisa e docência, com ênfase em inovação terapêutica e questões relacionadas à promoção-recuperação da saúde da população, aprimorando seus conhecimentos básicos, teóricos e práticos, necessários à execução de atividades científicas, desenvolvendo o espírito crítico e rigor na preparação de publicações científicas, patentes, produtos de inovação tecnológica em saúde, incluindo dissertações, como forma de contribuir para o desenvolvimento científico e social da área de Saúde.

  • Área de concentração: Ciências da Saúde

Esta área de concentração se caracteriza por um foco inter/transdisciplinar que visa ao desenvolvimento tecnológico e das políticas de saúde na abordagem de questões relacionadas à promoção-recuperação da saúde da população.

  • Linha de pesquisa I: Inovação terapêutica para atenção à saúde

Esta linha de pesquisa busca a formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento de pesquisas e a aplicação de tecnologias visando à inovação na obtenção de produtos bioativos amazônicos, fomenta e amplia as opções terapêuticas aos usuários e uso seguro de plantas medicinais, fitoterápicos e biocosméticos.

  • Linha de pesquisa II: Saúde Coletiva

Esta linha engloba os estudos sobre a ocorrência, os fatores relacionados à ocorrência e as ações propostas para prevenção das doenças e dos agravos à saúde, a gestão e análise dos serviços de saúde e metodologias e instrumentos para promoção da saúde. Inclui estudos quantitativos e epidemiológicos, de teor descritivo ou analítico, pesquisas dos determinantes de saúde/doença, perfis de morbimortalidade e indicadores de saúde.

Comunicação/Ufopa, com informações do PPGCSA

Deixe uma resposta