Em sete meses, emissões alcançaram número expressivo. Condutores esperam poucos dias para receber documento em mãos
Delcilene Rocha Caldas, 27 anos, foi até a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Santarém, no oeste do Pará, buscar a tão sonhada primeira habilitação. Ela aprovou o atendimento que recebeu em todas as fases desse processo e conseguiu vencer o medo e se tornar uma condutora habilitada.
“Demorou um pouco mais porque eu fiquei com medo. Fiz os exames, as aulas e prova teórica e quando foi para a prática, deu um pouco de medo. Mas depois que fiz as aulas, a prova prática também foi rapidinho e hoje estou com a minha habilitação, graças a Deus. É a realização de um sonho. Pra mim, pra nós mulheres, a habilitação é um sinônimo de independência”, destacou.
Entre janeiro e julho de 2024, a Ciretran Santarém, ligada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), emitiu 21.533 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), entre 1ª habilitação, 2ª via, renovação, transferência de jurisdição, alteração de dados e mudança de categoria. É uma média de mais de 3 mil documentos emitidos por mês na Circunscrição.
“Hoje, não precisamos mais enviar as informações para Belém, somos um polo de impressão de CNH aqui em Santarém. Todo o processo é feito aqui, salvo as carteiras de permissão internacional. As demais, todas são emitidas na Ciretran, o que traz esta celeridade e velocidade ao processo”, explicou o gerente regional da Ciretran Santarém, Edney Pimentel.
Rapidez na entrega – A Ciretran Santarém é referência na emissão de CNH para 15 municípios das regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu – Santarém, Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Itaituba, Medicilândia, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Mojuí dos Campos, Placas e Prainha. As carteiras são emitidas em Santarém e enviadas às Circunscrições de cada município. Aqueles que não possuem Ciretran na região oeste do Estado também procuram a sede de Santarém.
Com a emissão sendo realizada no polo, a entrega do documento se tornou muito mais rápida. A Ciretran dá um prazo de até 10 dias depois da aprovação em todas as fases para um condutor de Santarém estar com a CNH nova em mãos. Mas esse prazo pode ser até menor.
“Temos quebrado barreiras e desmistificando essa história de que a entrega das carteiras demora. Este prazo de 10 dias é um prazo prudencial, caso haja a necessidade de alguma correção. Mas se o processo estiver com todos os trâmites corretos, essa habilitação pode ser entregue em até 24 horas. O processo está bem célere e democrático para todos”, afirmou Edney.
Daniele Corrêa é proprietária de autoescola e ressaltou que a rapidez na entrega dos documentos pela Ciretran tem sido importante também para quem trabalha com os condutores. “Antigamente, uma das maiores reclamações que recebíamos era a duração do processo. Às vezes, a autoescola preparava o aluno rapidamente, mas ele ficava travado com a falta de vagas ou a demora na emissão do documento. Hoje em dia, não. O candidato terminou tudo o que ele precisa fazer, em no máximo 10 dias já recebe a CNH”.
O seu Arnaldo Gomes Machado, de 62 anos, precisou solicitar a 2ª via da habilitação após perder o documento. E para ele, o atendimento também se tornou muito mais rápido e eficiente. “Fui muito bem atendido, paguei a taxa e a segunda via já está sendo requerida. Agora, realmente está melhor. Quando eu vim renovar minha carteira, foi bastante rápido. E agora, tive a infelicidade de perder a carteira, e também foi tudo muito rápido”, contou.
Reforma no prédio – Neste mês de agosto, começaram as obras de reforma e ampliação de alguns setores da Ciretran Santarém. O Governo do Pará vai entregar uma estrutura ainda melhor e mais moderna para receber os condutores da região oeste do Estado. Os atendimentos seguem sendo realizados normalmente.
“É um projeto que está ficando muito especial, do jeito que o nosso polo merece e precisa. Estamos a todo o vapor para que em breve o nosso usuário seja melhor recebido e nossos servidores também tenham uma melhor estrutura para trabalhar”, concluiu o gerente regional.
RDN, com informações da assessoria