PF desativa exploração de madeira em floresta nacional no Pará

Dois homens foram presos por porte ilegal de arma
Foto: Divulgação/PF

Uma ação conjunta realizada na última sexta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) em parceria com o Ibama para combater a exploração ilegal de madeira nas imediações da Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Senador José Porfírio resultou na prisão de dois homens por porte ilegal de armas.

Com apoio de veículos e aeronaves não tripuladas, foram inutilizados 13 caminhões de transporte de toras, que seriam levadas a serrarias de Senador José Porfírio. A destruição é feita quando é inviável a retirada do material apreendido, de forma que não seja reutilizado por criminosos.

Na ação, dois motoristas dos caminhões que foram inutilizados foram conduzidos para a delegacia de Polícia Federal em Altamira, por estarem portando ilegalmente uma espingarda e um revólver.

A extração ilegal de madeira, matéria recorrente no norte do país, tem sido protagonista em tragédias no ecossistema da floresta amazônica. A prática, quando feita de maneira predatória e desregulada, impacta diretamente a fauna e a flora local.

Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira