Abertura oficial contou com rito do Sairé, evento religioso e cultural local, e a presença do Ministro do Turismo
A 12ª edição da Feira Internacional do Turismo na Amazônia (FITA) começou oficialmente no início da noite desta sexta-feira, 23, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, oeste do Pará.
Pela primeira vez realizada fora da capital paraense, Belém, a FITA 2024 começou com uma imersão cultural. O rito religioso do Sairé, festa centenária realizada em Alter do Chão, foi apresentado na área principal da feira, para expositores, visitantes e autoridades presentes.
Representando o Governo do Pará, o secretário de estado de Turismo, Lucas Vieira esteve presente na abertura da FITA, que é coordenada pela Setur. “Temos em Santarém um turismo consolidado, é conhecida nacionalmente e internacionalmente pelas suas belas praias e belezas naturais. Nós queremos dar voz, dar mais potência à comunidade, para reafirmar e desenvolver cada vez mais Santarém como polo turístico”, destacou o secretário.
A abertura contou ainda com a presença de autoridades municipais e estaduais, além do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que ficou encantado com a apresentação cultural do Sairé.
Em parceria com o Governo federal, a FITA é palco do 1° Feirão Nacional do Turismo, com 15 estandes de empresas de viagens, linhas aéreas, destinos turísticos e outros empreendimentos do setor que neste final de semana estão com preços e pacotes promocionais em várias partes do país.
“Temos pacotes e preços promocionais com até 40% de desconto durante o evento. É uma oportunidade para os brasileiros conhecerem locais que sempre tiveram vontade. Eu sou suspeito para falar de Santarém, sou apaixonado por essa terra, e acredito que a escolha da sede foi excelente, trazendo pessoas para a Amazônia, fazendo com que elas conheçam o festival do Sairé, por exemplo”, ressaltou o ministro.
Programação – A FITA 2024 começou ainda na manhã de hoje, 23, com palestras, encontros e mesas-redondas nos auditórios do Centro de Convenções.
Pela parte da tarde, o espaço central da feira foi aberto com 64 expositores do Pará e de outros estados do país, apresentando destinos turísticos, pacotes de viagens e vendendo produtos, como artesanato e alimentos.
A exposição chamou a atenção de Sandro Ruggeri, natural de Barcelona, que mora em Belém há 30 anos. Em Santarém a trabalho, ele aproveitou para conhecer a Feira e os produtos locais. “É fantástico. Vi produtos sustentáveis, com preocupação com o nosso futuro. É um investimento importante, mostrar que temos coisas importantes aqui. É de Santarém para o resto do mundo. De Alter do Chão para o resto do mundo, pensando sempre na conservação”.
Milton Fernandes é um dos expositoresFoto: DivulgaçãoMilton Fernandes, um dos expositores da feira, faz parte da Samaúma, empresa de agroecologia que comercializa produtos biológicos com base em Alter do Chão. Para ele, a FITA é uma grande oportunidade de mostrar a força da Amazônia não só para quem é de fora, mas também para quem mora na região.
“A nossa maior intenção é que as pessoas conheçam as potencialidades das matérias-primas que temos aqui e quebrar aquele estigma de que tudo que é bom vem de fora. Temos uma biodiversidade riquíssima aqui e queremos que as pessoas daqui conheçam mais e saibam mais de cada produto desse”, explicou o expositor.
Após a abertura oficial, a primeira noite da FITA 2024 seguiu com shows culturais no Centro de Convenções e na orla de Santarém.
No sábado, 24, a programação continua a partir das 12h, com oficinas gastronômicas, mesas-redondas, palestras-show e outros eventos, além da exposição nos estandes. O último dia de evento, dia 25, será destinado às vivências em Santarém para os participantes da FITA.
Serviço: A 12ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) ocorre de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém. A entrada é gratuita. Para conferir a programação completa e se inscrever para entrada e participação nas palestras, acesse o site.