Projeto Escola D’água realiza oficinas e palestras na Comunidade Cachoeira do Aruã

A visita ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de agosto
Foto: Divulgação

A equipe do projeto Escola D’água esteve na Comunidade Cachoeira do Aruã para realizar uma imersão Pedagógica de Educação Ambiental com professores, estudantes e técnicos da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré. Com foco na preservação ambiental e no uso sustentável da água, foram realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa, produções educomunicativas, exibição de filme e momento cultural com apresentação de danças folclóricas.

A escola da comunidade é uma das 16 escolas polo que integram o projeto, que tem transformado a educação ambiental na região. A visita ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de agosto e contou ainda com a colaboração de acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

As atividades práticas foram complementadas ainda com visita a nascentes, igarapés, e a cachoeira da comundiade.

A coordenadora do projeto em Santarém, Raimunda Lucineide Pinheiro, destacou a importância da interação com a comunidade: “É muito importante o que está acontecendo aqui. Estamos dialogando com a comunidade escolar sobre a importância do fortalecimento do coletivo de jovens Embaixadores das Águas.

Conversamos com crianças, jovens e adultos, sobre questões essenciais para o futuro do território”.

Localizada no coração da Amazônia, na margem esquerda do rio Aruã, a 103 km de Santarém, a Cachoeira do Aruã é conhecida pelas belezas naturais e pela riqueza cultural de seu povo. A comunidade enfrenta os desafios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, especialmente, diante das crescentes pressões econômicas sobre a área e do avanço do dessmatamento.

O gestor da escola, Raimundo Jorge Andrade, comentou sobre a importância do projeto para a comunidade: “A vinda de vocês até aqui trouxe um grande enriquecimento para o projeto em nossa comunidade, especialmente, na nossa escola. Sem dúvida, vamos agora impulsionar ainda mais nossas ações e, acima de tudo, fortalecer os Embaixadores e as Embaixadoras, que são as nossas lideranças”.

Uma das participantes das oficinas e Embaixadora das Águas na escola, Cissa Alessandra Gonzaga, do 9o ano do Ensino Fundamental, compartilhou sua experiência no projeto: “Eu aprendi no projeto o quanto é importante a gente preservar o meio ambiente, os rios, as florestas, porque sem eles não há vida”.

“O Escola D’água traz a seguinte proposta: ‘gotas de saberes, rios de conhecimentos’. Essa é a essência do projeto: promover uma busca dialógica, um encontro com o outro sob uma perspectiva socioambiental e educomunicativa. Dessa forma, podemos juntos buscar caminhos e soluções para os desafios que enfrentamos hoje na Amazônia”, conclui Lucineide Pinheiro, coordenadora local.

O Projeto Escola D’água

Desde sua implantação em Santarém em 2014, o projeto Escola D’água tem sido um pilar na educação ambiental de crianças, adolescentes e professores em mais de 100 escolas em comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e também na zona urbana de Santarém. Atualmente, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e executado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia, o projeto promove o uso sustentável da água e a sensibilização sobre a importância de preservar os recursos naturais em 16 escolas públicas da região, a partir dos pilares do programa internacional Swarovski Waterschool.

Informações da assessoria