A ação da motorista configura uma infração de trânsito gravíssima. Transitar com veículo sobre calçadas, canteiros centrais, ciclovias e ciclofaixas é uma violação séria do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em Santarém, oeste do Pará, uma condutora foi flagrada dirigindo um carro de passeio sobre o calçadão da orla, um espaço destinado exclusivamente aos pedestres. O flagrante foi registrado por um pedestre, que filmou a ação e compartilhou o vídeo nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver a motorista saindo com o veículo da quadra poliesportiva na orla e, em seguida, estacionando o carro sobre a calçada. O pedestre que filmava a cena parou de gravar logo após esse momento.
Embora o caso tenha acontecido em um horário de baixa movimentação de pedestres, em dias normais, a orla é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, com fluxo intenso de pessoas transitando pela calçada.
A ação da motorista configura uma infração de trânsito gravíssima. João Betcel, chefe do setor de educação da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), informou que transitar com veículo sobre calçadas, canteiros centrais, ciclovias e ciclofaixas é uma violação séria do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). (Assista ao vídeo abaixo)
“Essa infração é de natureza gravíssima, com fator multiplicador de três vezes o valor da multa, que chega a R$ 880,41. Além da multa, a conduta pode resultar em outras penalidades previstas no CTB”, explicou João Betcel.
Ainda de acordo com Betcel, situações como essa devem ser denunciadas imediatamente ao Núcleo Integrado de Operações (Niop) pelo telefone 190, para que a equipe da SMT possa tomar as providências necessárias. A população também pode denunciar vídeos de infrações postados nas redes sociais, tanto à SMT quanto à Delegacia de Polícia Civil, para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
“Agentes de trânsito atuam diretamente no local quando constatam uma infração, mas, nesses casos, onde a ação é filmada e compartilhada, é importante que os cidadãos ajudem a fiscalizar e denunciem. O calçadão é um espaço destinado exclusivamente aos pedestres, e qualquer uso indevido coloca em risco a segurança de todos que transitam por ali”, concluiu.
Fonte: g1 Santarém