Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra jovem proprietário de carro apreendido com drogas em porto de Santarém

Sobre a prisão de Kalebe Silva o vereador Carlos Silva se posicionou por meio de nota. Leia, na íntegra
Victor Kalebe é preso em Santarém — Foto: Kamila Andrade/g1

A Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, realizou na tarde desta quinta-feira (18) a prisão de Kalebe Monteiro da Silva, após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. Ele é o dono do veículo que foi apreendido no município com mais de 60kg de drogas. A ação faz parte de uma série de investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes, sob a liderança do delegado Erick Peterson.

De acordo com informações da PC, durante a operação, a Polícia Militar apreendeu um veículo carregado com uma grande quantidade de drogas em um porto da cidade. Essa não foi a primeira apreensão recente; outro veículo também já havia sido interceptado nos últimos meses, todos ligados ao tráfico de entorpecentes na região. Toda a investigação apontou que o crime está diretamente ligado a Victor Kalebe.

Droga apreendida pela Polícia Militar em Santarém — Foto: PM/Divulgação

Droga apreendida pela Polícia Militar em Santarém — Foto: PM/Divulgação

As investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes incluíram diligências e a coleta de diversas provas e indícios. Com base nessas evidências, o delegado Erick Peterson solicitou a prisão preventiva de Victor Kalebe, que foi deferida pelas autoridades judiciais.

Victor Kalebe esteve na 16ª Seccional de Polícia Civil nesta manhã para prestar depoimentos sobre o caso. À imprensa o advogado de defesa Kalebe, Luís Alberto Figueira, informou que foi surpresa a notícia da prisão. Ele também destacou que a prisão foi feita de forma injusta, porque apesar do carro , que a droga foi encontrada, ser do Victor, o entorpecente não era dele.

Sobre a apreensão

No dia 28 de junho deste ano, uma operação coordenada pelo 35º Batalhão de Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 60 kg de drogas e munições em um porto localizado no bairro Uruará, em Santarém. A ação foi desencadeada após informações do comandante da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Óbidos, sobre a chegada de uma balsa oriunda de Manaus, Amazonas.

De acordo com informações da PM, as guarnições foram informadas sobre a possível presença de entorpecentes em dois veículos a bordo da balsa, ambos vindos de Manaus. Ao chegarem ao porto, as equipes encontraram apenas um Toyota Corolla, enquanto o outro havia sido retirado minutos antes por duas pessoas.

Ainda conforme a polícia, suspeitando da situação, foi acionado um chaveiro para abrir o Corolla, pois o condutor já havia fugido do local antes da chegada das guarnições. No porta-malas, foram encontradas duas caixas lacradas contendo 43 tabletes de substância análoga à maconha, 9 tabletes de substância análoga ao crack e 20 munições calibre 9mm.

Material apreendido:

  • 43 tabletes de substância análoga à maconha (aproximadamente 50 kg)
  • 9 tabletes de substância análoga ao crack (aproximadamente 10 kg)
  • 20 munições calibre 9mm
  • 1 veículo Toyota Corolla, placa KYL 5759

Fonte: g1 Santarém

Nota

Kalebe Monteiro da Silva é filho do vereador santareno Carlos Silva. Sobre as acusações contra Kalebe o parlamentar se posicionou por meio de nota. Leia, na íntegra.

NOTA OFICIAL

Meu nome é Carlos Silva, tenho 55 anos, pai de 5 filhos, sou casado, jornalista e hoje estou como Vereador do Município de Santarém, eleito com a confiança do povo, cargo este que tenho desempenhado com muita dedicação e honrado a população santarena, com muito temor a Deus. Fui criado por minha mãe com princípios bíblicos e com base cristã. Digo isso, porque com esses mesmos princípios, também criei meus filhos, sendo intransigente no que diz respeito à conduta, à moral e à idoneidade. Todos sabemos que os pais só respondem pelos atos de seus filhos quando estes são, pela lei, incapacitados civil e penalmente. Apesar de ser comum para a sociedade, os pais serem responsabilizados e julgados pelo que nossos filhos fazem, como se estes não tivessem plena capacidade de responder pelos seus atos. Como pai, estou com meu coração dilacerado pela dor. Lamento muitíssimo pelo ocorrido, como cristão estarei sempre em oração entregando nas mãos de Deus aquilo que não posso administrar. Na posição de vereador e legislador santareno tenho a consciência que as leis instituídas em nosso país, devem ser aplicadas de forma imparcial, para que ao final,seja provada a culpabilidade ou inocência de meu filho após as investigações, pois de mim meus filhos sempre tiveram os bons e melhores conselhos e a orientação correta sobre a construção do caráter humano. Foram dias terríveis, angustiantes. Mas hoje tenho a plena certeza de que Deus está como sempre esteve no controle da minha vida e de minha família e essa tempestade vai passar.

Vereador Carlos Silva

Divulgação: Assessoria de imprensa