O exame visa detectar doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos de forma eficaz, permitindo o tratamento precoce e adequado, quando necessário.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a Triagem Neonatal Biológica (TNB), popularmente conhecida como Teste do Pezinho, na Atenção Primária à Saúde (APS) em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com planos de expansão em breve. Esse exame, essencialmente realizado entre o 3° e o 5° dia de vida, é fundamental para detectar doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos de maneira eficaz. Isso possibilita o início de tratamentos precoces e adequados, quando necessário, contribuindo para reduzir a mortalidade infantil e promover o desenvolvimento saudável das crianças.
Unidades que realizam o Teste do Pezinho em Santarém:
UBS Amparo
UBS Alter do Chão
UBS Área Verde
UBS Boa Esperança
UBS Cipoal
UBS Conquista
UBS Curuai (Lago Grande)
UBS Diamantino
UBS Fátima, Aldeia e Laguinho
UBS Floresta
UBS Guaraná
UBS Interventoria
UBS Jacamim
UBS Jaderlândia
UBS Jardim Santarém
UBS Jutaí/Urumari
UBS Livramento
UBS Maicá
UBS Mapiri/Liberdade
UBS Maracanã
UBS Mararú
UBS Nova República
UBS Salvação
UBS Santana
UBS Santarenzinho
UBS Santo André
UBS São Braz
UBS Tabocal
UBS Tiningú
UBS Uruará
UBS Vitória Régia
UBS Esperança
UBS Prainha/Santíssimo
UBS São José
O fluxo de atendimentos ocorre geralmente pela manhã, com cada unidade designando um dia específico da semana para a realização do teste. Para mais informações sobre os dias e horários específicos, procure uma das unidades de saúde mencionadas acima.
O exame consiste na coleta de uma amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, que é enviada ao Laboratório Central do Pará (Lacen-PA) para análise, com os resultados disponíveis em cerca de 30 dias. O Teste do Pezinho pode identificar doenças genéticas e metabólicas, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.
Os casos em que o exame detecta alterações são encaminhados para tratamento, reduzindo o risco de complicações para o bebê. Portanto, realizar o exame nos primeiros dias de vida é essencial. Isso não apenas permite a detecção precoce de problemas de saúde, mas também possibilita o início imediato do tratamento adequado, garantindo um futuro mais saudável para os recém-nascidos.
Bruna do Carmo, enfermeira e Referência Técnica em Saúde da Criança e do Adolescente, destaca a importância do exame. “Este exame é fundamental para avaliar a saúde do bebê. Estamos desenvolvendo um projeto para ampliar a oferta do teste em um futuro próximo, possibilitando que todas as UBS o ofereçam, o que agilizará e simplificará o atendimento. Atualmente, o serviço está disponível em 34 unidades, permitindo que as mães levem seus bebês no momento adequado e sem precisar se deslocar longas distâncias, utilizando a UBS mais próxima de suas residências.