Em Fórum sobre Fissura Labiopalatina, Henderson Pinto indica avanços, reforça apoio à causa e afirma que pauta é prioridade

A Câmara dos Deputados, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Cirurgia Reparadora de Pessoas com Fissura Labiopalatina, promoveu, nesta terça-feira, 2, em Brasília, um fórum dedicado a promover o conhecimento, o apoio e a inclusão de pessoas afetadas por esta condição. O deputado federal Henderson Pinto é vice-presidente da Frente e participou do evento reforçando a importância da pauta para o Brasil e também para o estado do Pará, onde apoia alguns projetos, como a “Operação Sorriso”, em Santarém, sua cidade natal.

“Quando cheguei em Brasília, eu disse pra minha equipe que esta seria uma das minhas principais bandeiras, e graças a Deus estamos conseguindo avançar com várias demandas e em várias frentes. O meu objetivo é implantar um centro em Santarém, mas também trabalhar para que outras regiões do Brasil sejam beneficiadas”, pontuou o parlamentar.

Com rodas de conversas, painéis com parlamentares e histórias de superação, o Fórum do Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa da Cirurgia Reparadora de Pessoas com Fissura Labiopalatina, que tem como presidente o deputado federal Augusto Puppio, do Amapá.

A fissura labiopalatina é uma condição congênita em que há comprometimento da fusão dos processos faciais durante a gestação. Trata-se de uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), nariz, musculatura, mucosa e muitas vezes, no osso. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. A partir do 1º mês de vida já tem início o processo de avaliação e preparação do recém-nascido para a cirurgia que, geralmente, ocorre aos 6 meses de vida.

Aprovação de relatório

Recentemente, a Comissão de Saúde (CSAÚDE) da Câmara dos Deputados aprovou um relatório do deputado federal Henderson Pinto que reconhece pessoas com fissura palatina ou labiopalatina como Pessoas com Deficiência (PcD). O PL classifica a fissura labiopalatina não totalmente reabilitada como impedimento de longo prazo, de natureza física, que pode obstruir a plena e efetiva participação da pessoa na sociedade. Atualmente, o projeto segue tramitando na Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara.

“Este Fórum demonstra que estamos organizados e dispostos a trabalhar ainda mais para ampliar as políticas públicas para as pessoas que possuem tal condição. Parabenizo o deputado Puppio e agradeço o convite por participar deste momento tão importante”, finaliza Henderson Pinto.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta