Salvando vidas: UPA completa 10 anos com mais de 600 mil atendimentos

Durante esse período, foram realizados mais de 5 milhões de procedimentos.
Reprodução

“Os profissionais da UPA foram anjos que salvaram a minha vida”, afirma emocionado seu Expedito dos Santos. No início da pandemia da Covid-19, ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas com mais de 70% de comprometimento dos pulmões. Graças ao atendimento rápido e intensivo da equipe médica, ele conseguiu se recuperar. Expedito foi um dos mais de 600 mil pacientes atendidos nos últimos dez anos na unidade, que já realizou mais de 5 milhões de procedimentos. Nesta sexta-feira (28), a UPA completa dez anos de atividade. Nesse período, a unidade salvou milhares de vidas.

Seu Expedito ficou internado na sala vermelha e, após pouco mais de uma semana de tratamento, sua esposa também foi hospitalizada. Demonstrando sensibilidade e cuidado, a equipe médica colocou o casal lado a lado durante a internação. Eles tiveram alta da unidade juntos, o que tornou a recuperação ainda mais especial. 

“Ver minha esposa ao meu lado durante esse momento difícil me deu forças para lutar e me recuperar. Somos muito gratos a todos na UPA”, relatou Expedito.

Somente o setor de Raio-X já realizou mais de 150 mil exames por imagem que auxiliaram em diagnósticos mais precisos. A unidade conta também com setor de odontologia de urgência e emergência que realiza mais de 3.500 procedimentos por ano.

Entre as muitas histórias de gratidão, está a do seu João Linhares de Araújo, que deu entrada no início deste mês com taquicardia. Ele conta que precisou ir para a sala vermelha e, graças ao esforço da equipe, conseguiu sobreviver. 

“Foi tudo muito rápido, dei entrada com o coração muito descompensado e os médicos tentaram uma injeção para me fazer melhorar, mas não deu certo e eles continuaram tentando, com mais e mais, até que graças a Deus conseguiram. Se não fosse por eles, eu não estaria aqui contando a minha história hoje”, enfatizou.

Ele faz questão de agradecer aos médicos que salvaram sua vida.

“A doutora Ellen Portela, o doutor Henrique e o doutor Rafael Matos lutaram juntos pela minha vida. Só tenho gratidão por todos os colaboradores, da recepção à sala vermelha. Fui muito bem acolhido”.

Ao longo desses dez anos, a UPA também se destacou pelo acolhimento do setor Psicossocial, que realiza mais de 800 atendimentos por mês. Já o setor de epidemiologia, crucial para o controle e prevenção de doenças, realiza mais de 3 mil notificações anualmente, contribuindo significativamente para a saúde pública na região.

A diretora do Comitê Gestor da Unidade, Layanna Calderaro, falou sobre a importância da atuação de cada profissional.

“Trabalhar com saúde pública é uma grande missão, especialmente na UPA, onde a urgência e a emergência exigem agilidade e profissionalismo. Agradeço a todos que fazem parte desta história e se dedicam diariamente na missão de salvar vidas”.

Ascom PMS