A mãe da bebê de pouco mais de um ano informou que ela foi socorrida por vizinhos e pelo coordenador do Samu, o enfermeiro Josiel Colares.
Uma bebê de pouco mais de um ano teve uma crise convulsiva e precisou ser socorrida em plena rodovia Fernando Guilhon em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na manhã desta terça (21). (veja o vídeo abaixo).
Ao portal g1, a mãe da Maria Anthonela de 1 ano e 3 meses contou que a crise iniciou por volta das 9h da manhã quando a filha que estava dormindo na cama a chamou. Andressa Miranda contou que ao chegar no quarto se deparou com a filha tendo convulsão.
Andressa contou que após ela, o esposo e a sogra tentarem reanimar a criança, perceberam que a bebê estava sem respirar e ficando roxa. Desesperada ela saiu na rua pedindo ajuda com a filha no colo.
“Comecei a gritar: ‘minha filha está morrendo’. O meu vizinho chegou e começou a ajudar, fazendo os primeiros atendimentos”, contou Andressa.
Ainda de acordo com Andressa, os familiares acionaram o Samu e o vizinho que é agente da SMT também acionou uma equipe via rádio. Eles entraram em um carro e seguiram rumo à UPA de Santarém, quando a bebê voltou a ficar desacordada, momento que encontraram o coordenador do Samu, o enfermeiro Josiel Colares, na rodovia Fernando Guilhon.
“O enfermeiro Josiel começou a reanimar, foi o tempo que chegou a ambulância do Samu, né. O Samu chegou, aí foi que reanimaram ela lá e quando reanimaram ela nós seguimos aqui para a UPA. Aí aqui na UPA, pegaram, ela foi logo atendida, graças a Deus, não demorou muito, foi logo atendida, passaram a medicação para ela e agora ela se encontra tomando soro”, continuou Andressa.
Apesar do susto, a bebê está estável e encontra-se em observação sob os cuidados médicos da equipe da UPA 24h. Andressa, mais aliviada, contou que tem muito a agradecer, tanto ao vizinho que ajudou a família quanto ao enfermeiro Josiel.
“O pior já passou, graças a Deus, mas eu tenho muito a agradecer o meu vizinho, o Rafael, não sei se é Rafael mesmo o nome dele, ele trabalha na SMT, eu tenho muito a agradecer ele, primeiramente a Deus, depois ele e o enfermeiro Josiel e toda a equipe dele”, concluiu Andressa.
Nota da UPA 24H
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas informa que a paciente pediátrica foi admitida na unidade na manhã desta terça-feira (21) com uma crise convulsiva. Atualmente, a paciente apresenta um quadro clínico estável sem necessidade de suporte de oxigênio.
As informações são do g1 Santarém