Mais de 14 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia foram realizados só em 2024
Em junho de 2023, a moradora do município de Altamira, sudoeste paraense, Joceli Silva Azevedo descobriu um câncer de mama. Ela passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e, em agosto do ano passado, foi transferida para o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do estado.
No HRBA, ela deu sequência ao tratamento e é acompanhada pelos profissionais da unidade. No dia 15 de março deste ano, a paciente realizou a última sessão de quimioterapia, motivo de muita comemoração. “Foi uma coisa nova para mim, eu entrei aqui e vi muita gente na mesma situação que eu. E só tenho a agradecer a todo mundo porque fui muito bem recebida e muito bem tratada. Agradeço a Deus e à toda equipe do Regional”.
Leia também:
O Regional de Santarém é referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste do Pará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o hospital oferta um atendimento completo, com assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento.
“A gente faz a consulta do paciente no ambulatório de oncologia, esse paciente vai ter todos os exames necessários para realizar o diagnóstico do tipo de câncer, o local, tamanho, e outras informações importantes. Após o diagnóstico, passamos para o tratamento, com sessões de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, além das intervenções cirúrgicas para alguns casos”, explicou o diretor técnico do HRBA, Gustavo Estanislau.
Somente nos quatro primeiros meses de 2024, o Hospital Regional já realizou 14.063 atendimentos de oncologia, entre consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia. A unidade também conta com exames como mamografia, ultrassonografia, colonoscopia e ressonância magnética, que são importantes durante o diagnóstico e tratamento do câncer.
“O HRBA é uma unidade com perfil oncológico e temos muito orgulho de poder ofertar um serviço completo tão importante para a população de todo o oeste do Estado. Os pacientes não precisam sair da região para receber um atendimento de qualidade desde o diagnóstico até o tratamento da doença. Isso descentraliza o serviço de saúde e possibilita uma identificação mais rápida do problema, para um tratamento mais eficaz e com maiores chances de cura”, destacou a secretária de estado de saúde pública, Ivete Gadelha Vaz.
“É uma doença difícil de ser enfrentada, mas ela tem cura e a gente pode, sim, se curar e acreditar que vamos conseguir vencer. Só tenho a agradecer mesmo, a todos do Regional, por onde passei, por onde fiz meus exames. Tenho fé em Deus que minha cura já está no caminho”, concluiu a paciente Joceli Azevedo.
Serviço – Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
Agência Pará