Mais de 400 técnicos, auxiliares e enfermeiros atuam na prevenção e promoção à saúde na rede pública em Santarém
“Ver a alegria nos olhos de uma família ao receber seu mais novo membro é o que me motiva diariamente,” compartilha emocionada Nelma Lira, enfermeira obstétrica há 24 anos. No Dia Internacional da Enfermagem, a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), presta um agradecimento especial aos 19 auxiliares, 229 técnicos e 173 enfermeiros(as) que dedicam suas vidas ao cuidado da população.
Nos últimos seis anos, de 2017 a 2023, os profissionais da classe tiveram uma valorização salarial de 435,53%. Este ajuste elevou os salários de R$1.424,00 em 2017 para R$6.202,18 em 2023, demonstrando a valorização da gestão municipal pelo trabalho desses heróis do cotidiano. A categoria também já recebe o Piso Nacional.
Os enfermeiros desempenham papéis cruciais em vários níveis de atendimento, desde a Atenção Primária à Saúde nas UBSs até o atendimento de urgência e emergência no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A enfermeira Nelma, que atua no HMS, é um exemplo dessa dedicação.
“Desde criança, minha brincadeira favorita era cuidar dos meus bonecos, imaginando-os como pequenos pacientes. Hoje, trago ao mundo crianças reais, já ajudei em mais de mil partos, e cada nascimento é um milagre que renova meu amor pela enfermagem,” relata com emoção.
Entre as centenas de partos realizados pela enfermeira, está o do pequeno Bento, cuja mãe, Mikele Andrade, testemunha o profissionalismo e a sensibilidade de Nelma durante um momento tão crucial. “A experiência e o cuidado humanizado dela foram muito importantes. Ela me tranquilizou e deu suporte, tornando o parto mais rápido e menos estressante. Quero agradecer por todo acolhimento recebido; fica a minha gratidão e a do Bento,” relata Mikele.
Os profissionais da enfermagem foram fundamentais no atendimento de quase 200 mil pacientes no HMS, PSM e UPA 24 horas, e outros 200 mil atemdimentos realizados nas UBS e ações das Unidades Fluviais, ao longo do ano de 2023.
O prefeito Nélio Aguiar, ao comentar sobre a valorização salarial, ressaltou a importância dessa classe profissional. “Essa valorização salarial não apenas valoriza o empenho e a competência de nossos enfermeiros e técnicos, mas também reafirma nossa dedicação à excelência no atendimento à saúde em nosso município. Estamos celebrando a competência e o comprometimento desses profissionais essenciais. Eles são verdadeiros heróis, sempre prontos a ajudar e a acolher.” finalizou o prefeito.
Ascom PMS