HMS realiza quase 1000 cirurgias nos quatro primeiros meses de 2024

No mês de abril, houve o maior fluxo, com a realização de 268 cirurgias.

Os profissionais do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) salvam vidas diariamente, realizando cirurgias de diversas especialidades, tais como cirurgias gerais, ortopédicas, traumatológicas, cirurgias vasculares, neurocirurgias e otorrinolaringológicas. Em apenas 4 meses, no período de janeiro a abril de 2024, foram realizados um total de 978 procedimentos cirúrgicos no HMS, sendo abril o mês de maior fluxo, com 268 cirurgias efetuadas.

Entre as centenas de pacientes que passaram pelo setor estava Carlos Bernardo, o jovem capitão do time sub-17 do São Francisco, que enfrentou uma cirurgia de emergência na perna após uma séria lesão durante um treinamento. A sua estadia no hospital foi marcada por um momento de calor humano e companheirismo: uma visita surpresa de seus colegas de time, organizado pelo grupo de humanização do hospital.

Na ocasião, Carlos relatou o impacto positivo da iniciativa.

“Foi uma surpresa muito grande. Pensei que era apenas mais um dia de recuperação e não esperava ver os meninos aqui. O sentimento foi de alegria, de união, de família”, disse ele, emocionado.

Após 33 dias de internação na clínica cirúrgica, Carlos teve alta médica e continua sua recuperação em casa, mantendo-se otimista sobre seu retorno aos campos.

“Graças a Deus e aos profissionais do HMS, estou me recuperando bem. Já voltei para a escola. Apesar de a lesão ter sido muito, muito grave, eu estou sem medo para voltar aos campos. Se Deus quiser, quando disserem que eu posso voltar, eu volto com tudo, eu vou voltar. E eu tô ansioso demais, demais, demais, demais, demais. Eu penso todo dia em voltar a jogar”, contou.

Outro  paciente, Jorge Souza, de apenas 13 anos, também passou por um procedimento cirúrgico no HMS após lesionar o dedo em uma partida de futebol.

Jorge falou sobre a expectativa em voltar para casa.

“Os médicos e enfermeiros foram maravilhosos comigo. Os dias que passei aqui foram bons e a cirurgia foi ótima. Estava com muita saudade de casa e hoje estou de alta médica e muito feliz, obrigado”, disse ele no momento de sua alta médica.

Dona Dulcineide Brito, de 61 anos, que fraturou o pé após uma queda enquanto molhava as plantas no quintal de casa foi uma das pacientes que passou por cirurgia no HMS neste ano. Ela falou sobre sua recuperação.

“Eu fui tão bem cuidada aqui, estou alegre por toda a maneira como todos me trataram, sempre brincando comigo, me animando. Graças a Deus, aos médicos e enfermeiros, a cirurgia foi um sucesso e agora já vou voltar para casa”, contou.

Ascom PMS