Advogada paraense alerta para cuidados no processo de incorporação imobiliária

Vitória Nicaretta participou de curso em Brasília sobre o tema e ressalta a importância de se ter um profissional capacitado para auxiliar tanto o comprador quanto o incorporador
Dra. Vitória NicarettaFoto: Divulgação

“É uma das áreas mais nobres dentro do mercado imobiliário”.

Assim a incorporação imobiliária é definida pela advogada paraense especialista em direito imobiliário e regularização de imóveis, Vitória Nicaretta.

A compra e venda de imóveis ainda na planta para a entrega posterior vêm crescendo e ganhando mais adeptos em todo o país. É cada vez mais comum ver anúncios de incorporação imobiliária, nos quais as empresas apresentam a área onde os imóveis serão construídos e mostram como os apartamentos vão ficar quando estiverem prontos através de desenhos ou maquetes. A especialista afirma que este processo traz muitos benefícios tanto para o comprador quanto para o incorporador.

“Quem vende faz o levantamento de valores e vai ter ali um valor arrecadado para se trabalhar. Já para quem compra é uma oportunidade incrível de valorização do imóvel. Quando começa, vale x. Depois, 2x, 3x”, explica a Dra Vitória Nicaretta.

Cuidados Por ser um processo com potencial de crescimento cada vez maior, é importante ter alguns cuidados no momento de entrar na incorporação imobiliária.

A Dra. Vitória Nicaretta destaca que um profissional capacitado na área é de extrema importância para auxiliar quem está nos dois lados do processo. Ela ressalta que um advogado se utiliza de mecanismos para atestar que aquela compra e venda será feita da maneira correta, com as duas partes entregando tudo o que se comprometeram.

“Existe um processo que é chamado de ‘Due Diligence’, que consiste na verificação da idoneidade da incorporadora, através de certidões negativas. O advogado pode entregar documentos que atestem a segurança da empresa, que é importante para ambas as partes. Outro ponto fundamental é verificar se a incorporadora tem o que chamamos de Patrimônio de Afetação, um CNPJ à parte para onde são destinados todos os valores oriundos da venda dos imóveis, que garante que a construção será efetivada. Isso sem falar do auxílio para a análise e validação de todas as cláusulas do contrato. Um advogado especialista é muito importante no processo”, pontua.

IP Experience Buscando sempre se especializar e aprender mais sobre o mercado imobiliário, a profissional paraense participou neste início de ano da IP Experience, evento realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, em Brasília-DF, tendo à frente Carolina Caribé, uma das maiores referências do setor no Brasil.

A imersão serviu para entender todo o processo e desenvolver ainda mais o serviço prestado na incorporação imobiliária. “Nós verificamos tudo, desde a fase anterior à incorporação. Tudo inicia com uma pesquisa de mercado, tempo de execução para verificar se o momento é oportuno para o projeto. A estruturação de um empreendimento imobiliário, o ‘business plan’, a captação de parceiros. Como fazer? Foi realmente muito enriquecedor”, comemora Nicaretta.

Dra. Vitória Nicaretta

Advogada formada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Dra. Vitoria Nicaretta trabalhou anos com direito administrativo e eleitoral, além de prestar assessoria jurídica para prefeituras dos municípios paraenses de Medicilândia e Brasil Novo.

Em 2020, decidiu se dedicar ao ramo imobiliário, tornando-se especialista em
direito imobiliário e regularização de imóveis. A profissional também está cursando uma especialização em Holding Familiar e Rural.

CEO do Grupo Dra. Vitória Nicaretta, ela presta serviços jurídicos para todo o Brasil, com foco no atendimento a Santarém e região. Em breve, o Grupo ganhará uma sede nova, que ficará localizada na Avenida Anísio Chaves, n° 1704-B, e vai entregar todo o conforto e comodidade no atendimento pela segurança jurídica e patrimonial dos clientes.

Para entrar em contato com a advogada, basta acessar o perfil dela no Instagram (@grupo.dra.vitorianicaretta) ou mandar mensagem ou ligar para os números (93) 99207-4198 e 99199-2428.

RDN, com informações da assessoria