A ação reuniu gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
A 1ª Conferência Municipal de Saúde deste ano, sob o tema Gestão no Trabalho e Educação na Saúde, foi uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMSS). O evento proporcionou um espaço de debate e reflexão, reunindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS para discutir os eixos temáticos fundamentais. As ideias e propostas geradas foram compiladas em um documento direcionado à gestão municipal, visando orientar futuras ações e aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços na rede pública.
Nesse ambiente de troca de ideias, nove propostas foram selecionadas, abrangendo os três eixos temáticos em destaque. Além disso, 8 delegados foram eleitos para representar Santarém na próxima etapa da Conferência, agendada para agosto, em nível estadual, onde ganharão ainda mais visibilidade e poderão ser debatidas em um contexto mais amplo. O evento ocorreu em 19 de abril, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O destaque da conferência foi a presença da Dra. Juliana Gagno, mestra em Saúde Pública, que compartilhou sua expertise sobre o tema central do evento. Os eixos temáticos foram enriquecidos por palestrantes como a assistente social Maria Lenilda, que abordou questões de democracia, controle social e os desafios da gestão participativa na saúde, e a Dra. Cíntia Soares, que discutiu a importância do trabalho digno, humanizado e democrático no SUS para o futuro do Brasil.
Ana Dilma, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, ressaltou a importância do evento.
“Nesta conferência, elegemos nove propostas de políticas públicas para o relatório da Conferência Estadual. Além disso, elegemos a representatividade da delegação, composta por gestores, trabalhadores e usuários da saúde, em conformidade com a paridade exigida por lei. A diversidade de perspectivas e a profundidade das discussões prometem inspirar ações transformadoras no setor da saúde local e estadual”.
“As conferências são espaços inclusivos onde profissionais de saúde, membros da sociedade civil e autoridades locais discutem e propõem soluções concretas para fortalecer o SUS. Esses encontros promovem a participação ativa de todos na construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente. É crucial o diálogo entre a gestão e a população em cada região de Santarém para identificar demandas específicas e elaborar ações mais eficazes,” ressaltou o titular da Semsa, Albino Luciano.
Antes deste evento, aconteceram as pré-conferências, durante as quais os membros do CMSS e os agentes da Semsa percorreram todas as áreas da cidade – urbana, planalto e ribeirinha – para dialogar com os usuários do SUS sobre a saúde local e sugerir diretrizes para políticas públicas participativas. Nessas reuniões, os moradores e líderes comunitários compartilharam necessidades e propuseram melhorias para as ações de saúde em suas comunidades, escolhendo seus representantes para a próxima etapa.