Evento, em alusão ao Dia Mundial do Rim, tem como central ‘Promovendo a Saúde Renal: Rastreamento Universal de Creatinina’, destacando a importância do exame de creatinina na identificação precoce de possíveis problemas renais.
Referência em tratamento de insuficiência renal para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 29 municípios do oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, promove nesta quinta-feira (14) o 1º Simpósio Multiprofissional sobre a Saúde dos Rins, em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março.
Com o tema “Saúde dos Rins: exame de creatinina para todos”, o evento ocorrerá no auditório da Universidade da Amazônia (Unama) e será voltado para profissionais que trabalham na atenção básica de saúde de Santarém e de outros municípios da região oeste do estado, além de acadêmicos da área de saúde. O objetivo é discutir a saúde dos rins, como realizar um tratamento de qualidade aos doentes renais crônicos e de que forma os profissionais podem atuar para prevenir o desenvolvimento de insuficiência renal nos pacientes atendidos.
Serão seis palestras ministradas por profissionais que atuam no Regional do Baixo Amazonas: o médico nefrologista José Campos vai falar sobre a “Abordagem ao Paciente Pré-renal”; o tema da médica nefrologista Ivaneide Pantoja será “Princípios do tratamento da DRC na atenção básica e DP como modalidade de tratamento para DRC”; o enfermeiro nefrologista Tiago Fernandes vai abordar o “Transplante renal como modalidade de tratamento”; a farmacêutica Kêmila Colares vai falar sobre a “Medicação nefrotóxica”; a nutricionista Lidiane Garcia apresentará o tema “Alimentação no tratamento pré-renal e conservador da DRC”; e a psicóloga Ádria Oliveira vai abordar o “O impacto psicológico do tratamento renal”.
Atualmente, o HRBA oferece serviço de hemodiálise a 197 usuários, além de 22 pacientes que fazem a diálise peritoneal em casa, com o acompanhamento dos profissionais da instituição. O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CRTS) conta com 86 profissionais atuando diariamente no atendimento e acompanhamento desses usuários.
Só no ano passado, a unidade realizou 30.400 sessões de hemodiálise, que consiste na ação de máquinas para a filtragem do sangue, retirando líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. Uma média de 2.500 atendimentos por mês aos pacientes renais crônicos. As sessões são realizadas em quatro turnos, durante seis dias da semana.
O HRBA também é referência em transplantes renais e já realizou 106 procedimentos desde 2016. Só no ano passado, foram 26 transplantes de rins que deram uma nova vida aos pacientes que lutam contra a insuficiência renal.
Comunicação HRBA