Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Mobilização é para reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos
Marcelo Camargo/Ag. Brasil

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (2), em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O objetivo do evento, denominado Brasil unido contra a dengue, é fazer uma ação integrada de mobilização nacional em todas os estados, convocando a sociedade civil, influenciadores digitais, mídia e atores locais para conscientizar a população sobre características da dengue e procedimentos de prevenção.

Com o tema Dez minutos contra a dengue, a mobilização nacional pretende reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Segundo o Ministério, a ação terá a participação maciça de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes do combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Nesta semana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniu com os secretários estaduais de Saúde do país para mobilizar os estados em torno da iniciativa e reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Durante o encontro, a ministra enfatizou a necessidade da união dos entes da federação para o enfrentamento do surto da doença.

“Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou. 

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.038.475 casos prováveis de dengue e 258 mortes confirmadas pela doença. Outros 651 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país neste momento é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Campanha

governo federal lançou recentemente a campanha Dez minutos contra a dengue. O conteúdo sugere ao cidadão que separe dez minutos por semana para o combate à dengue, já que cerca de 75% dos criadouros estão nos domicílios.

A ideia é que esse tempo é suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC
Arte: Agência Brasil

Em Santarém, mais de 80 agentes estão espalhadas por toda cidade e zona rural para orientar a população sobre como agir e evitar a proliferação do mosquito.

Agentes em ação em Santarém

Os agentes de endemias de Santarém estão focados em combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika. Dentre as ações estratégicas, estão as visitas domiciliares que visam eliminar os criadores de reprodução do mosquito transmissor, além de educar a população sobre como combater esses focos. Essas ações são coordenadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS). 

Fonte: Agência Brasil