Iniciativa do governo do Pará é a maior do Brasil em emissão gratuita de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda
O listão com o nome dos 20 mil candidatos de Belém classificados para participar do CNH Pai D’égua foi publicado hoje (23), no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Pará (https://www.detran.pa.gov.br). O programa do Governo do Estado gerenciado pelo Detran é o maior do Brasil em emissão gratuita de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.
Diretora-geral do Detran, Renata Coelho explicou que a seleção dos candidatos foi baseada em critérios técnicos com o objetivo de priorizar quem mais precisa de ajuda. “O edital do programa prevê critérios de seleção e de desempate, a partir da menor renda familiar per capita, maior número de componentes familiares, ser beneficiário do Programa Bolsa Família, entre outros. Desta forma, estamos garantindo que a parcela da população que mais precisa de ajuda, tenha apoio para ter acesso a mais opções de emprego e renda para melhorar a qualidade de vida de toda a família”.
Em 2024, o CNH Pai D’égua disponibilizará o total de 60 mil vagas para atender todos os 144 municípios do Pará. Nesta primeira fase, voltada para a capital paraense e distritos de Belém, foram disponibilizadas 20 mil vagas. Na capital paraense, mais de 160 mil pessoas se inscreveram no programa.
Este ano, além da inscrição online, o Detran disponibilizou três carretas que circularam em Belém e nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, para contribuir com as pessoas interessadas, mas que não têm acesso à internet. Elas conseguiram se inscrever no programa como auxílio da conexão garantida nas carretas.
Consulta online do listão
Para consultar o resultado da inscrição de Belém, o candidato pode consultar a lista geral de aprovados ou no link “Consultar Inscrição”. Neste mesmo link, as pessoas, que não foram aprovadas, também poderão consultar o motivo da desaprovação.
O Detran alerta que os candidatos aprovados devem ficar atentos à próxima etapa referente à matrícula no programa. Os candidatos selecionados em Belém devem se matricular presencialmente, no período de 18 a 27 de março, munidos de todos os documentos estabelecidos no Edital.
Agência Pará