Sindicato dos Radialistas: 35 anos de lutas e conquistas em Santarém

Comemoração realizada no último sábado (17) foi marcada por homenagens a 50 profissionais que contribuíram com a história do Sindicato ao longo dos anos; confira a lista!
Foto: Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Radiodifusão e Televisão de Santarém (Sintert), popularmente conhecido como Sindicato dos Radialistas, completa nesse ano 35 anos de fundação. Para celebrar a data a diretoria reuniu no último sábado (17/02) no Sindicato dos Comerciários de Santarém associados e familiares para um coquetel comemorativo.

Na oportunidade, 50 profissionais do rádio e televisão foram homenageados (confira a lista no final da matéria).

O evento contou com a presença de convidados especiais como o ‘eterno’ presidente do Sindicato da Construção Civil de Santarém, José Santana e do atual presidente do referido sindicato, José Maria Viana, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Rosinete Rego dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Bares e Hotelaria, Ana Sousa e do ex-presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan) vereador Josafá Gonçalves, além do atual Presidente do Sintert, Sullywan Almeida.

A Missão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Radiodifusão e Televisão de Santarém é promover a união dos radialistas junto aos demais trabalhadores para conquistar uma sociedade mais justa. Para tanto, o Sintert procura desenvolver, organizar e apoiar todas as ações que visem à conquista de melhores condições de vida e trabalho para toda a classe trabalhadora de Santarém.

Entre os profissionais homenageados estava Edinaldo Mota, um dos baluartes da comunicação santarena. Emocionado, ele destacou o sentimento pela honraria.

Edinaldo Mota com o presidente do Sintert, Sullywan Almeida

“Pra mim é motivo de muita satisfação, eu não encontro palavras para expressar minha alegria por ser lembrado após tantos anos fora do rádio, é muito bom poder encontrar ou reencontrar pessoas vindo nos cumprimentar, abraçar… ao mesmo tempo que me deixa feliz me provoca uma reação inexplicável, porque fico me perguntando será que mereço estar sendo lembrado até hoje após tanto tempo longe do rádio, após sair da Radio Rural fui pra Tropical, passei pela Guarany e foram períodos inesquecíveis, e graças à Deus só lembranças, acontecimentos, dos quais eu posso até me envaidecer”, disse Mota.

Jota Ninos com o ex-presidente do sindicato, Daleuson Meneses

Jota Ninos, um dos fundadores do sindicato, agradeceu pela honraria.

“Ser homenageado pelo Sindicato que ajudei a fundar, não tem preço. É o melhor presente que eu poderia receber este ano, quando completo, em maio, 4 décadas de atividades como comunicador social. Mesmo como concursado do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desde 2003, não me afastei do mundo da comunicação. Até hoje, sempre que surge uma oportunidade atuo como freelancer em algum projeto jornalístico ou nas redes sociais, com informações e comentários diversos. E tampouco me afastei das organizações sindicais das outras categorias a que pertenço (jornalistas e serventuários da Justiça), embora com menor intensidade de ação. Agradeço à atual diretoria do Sindicato, na pessoa do presidente Sullyvan Almeida, pela honraria.

Para a também ex-presidente do Sindicato, jornalista Rosa Rodrigues, celebrar a data é algo significativo.

Rosa Rodrigues e Nonato Nascimento

“Muito significativo celebrar os 35 anos do Sindicato dos Radialistas de Santarém porque mostra que há uma história de lutas da categoria e que essa história foi escrita por muitas pessoas que dedicaram tempo e energia para buscar melhores condições de trabalho para os profissionais do rádio e da televisão. Não podemos esquecer os que nos precederam e é preciso atuar na formação das novas lideranças que vão continuar as lutas pelos trabalhadores”, lembrou Rosa.

“Comemorar os 35 do Sindicato dos Radialistas é também avaliar toda a trajetória, o avanço da classe em nosso município e na nossa região, afinal de contas, nós temos hoje, em Santarém, radialisats de vários municípios do oeste do Pará e ter feito parte dessa história como ex-presidente da entidade é motivo de orgulho não apenas pelo fato de ter sido gestor na década de 90, mas principalmente pelo engrandecimento pessoal, enquanto liderança, enquanto pensamento coletivo, é isso que nos fortalece.

Trindade Costa e Ronei Oliveira

E também é um momento para avaliarmos a realidade dos sindicatos atualmente, sabemos que as políticas públicas voltadas para os trabalhadores têm enfraquecido os sindicatos, mas nós percebemos, nesta comemoração, que os radialistas ainda estão coesos pra poder participar da entidade, é claro que ainda falta muitos aderirem à essa forma de luta por melhorias da classe, mas hoje eu percebo também como sindicato que ele tem expandido, tem crescido até mesmo como patrimônio graças à gestão que temos aí e tudo isso é fruto naquilo que começou na década de 80 tendo passado por vários presidentes”, relatou Ronei Oliveira, ex-presidente do Sindicato.

Lobato e Minael Andrade

“Muito feliz pela programação em uma data fechada de aniversário do nosso sindicato. Em nome do Sullyvan, presidente, estendo os parabéns a toda diretoria do Sindicato dos Radialista de Santarém e demais colaboradores do evento, pela festa e pela lembrança recebida. Encontro sensacional, oportunidade que tivemos de reencontrar nossos amigos da comunicação e aos demais que estão chegando”, frisou Minael Andrade, outro ex-presidente da entidade.

O Presidente do Sintert, Sullywan Almeida exaltou o momento de felicidade em poder comemorar 35 anos da entidade.

Sullywan Almeida, presidente do Sintert

“Esses profissionais hoje homenageados representam nossos associados desde o início da fundação, escolhemos 50 colegas que pudessem fazer a representação de nós, trabalhadores, radialistas, entre os quais você, Ronnie, é um dos homenageados, você é parte dessa contribuição, e nós estamos lisonjeados, felizes, por estarmos comemorando esses 35 anos de um sindicato que se mantem firme e forte”, ressaltou Sullywan.

Segundo Sulivan, o maior obstáculo do sindicato ainda é a reforma trabalhista que, segundo ele, atrapalhou muitos setores no que diz respeito à negociação coletiva. “A jornada de trabalho aumentou para muitos trabalhadores, dificultando, fazendo com que esses trabalhadores tenham seus direitos diminuídos, porém, o sindicato se mantem na luta para que esses direitos não sejam violados, não é fácil, é uma luta difícil, é difícil fechar um acordo coletivo, tem empresas que não conseguimos fechar acordo até o momento, estamos na justiça, porém, não podemos deixar passar em branco um momento tão importante quanto esse, que marca a existência do sindicato”, completou.

O atual e ex-presidentes do sindicato: Sullywan Almeida, Minael Andrade, Rosa Rodrigues, Daleuson Meneses, Jota Ninos e Ronei Oliveira

O momento iniciou com uma homenagem especial à NATALINO SOUSA (In memoriam). Um grande profissional, radialista, comunicador nato tendo atuado muitos anos na Radio Rural e depois, em Óbidos, onde se tornou proprietário de uma emissora de televisão. Carlos Filho Natalino, também comunicador, recebeu a honraria pelo pai.

1= ADELSON DE SOUZA LIMA JÚNIOR – Trabalha como recepcionista na tv Tapajós.
2= ADENILZA MARIA DE MACÊDO PEREIRA – Iniciou suas atividades na Rádio Guarany FM de Santarém Ltda, como Discotecária Programadora, em novembro de 1982 até julho de 2022. Hoje já aposentada!

3= AMBELINO AMINAEL ANDRADE CUNHA – Minael Andrade – Trabalhou como locutor esportivo e gerente comercial da Rádio Rural, também foi e presidente do Sindicato dos Radialistas de Santarém.

4= ANDERSON GIOVANE PESSOA TAVARES – Anderson Pessoa – Trabalha na rádio princesa como locutor.
5= ANDREY ROGGER DIAS DO NASCIMENTO – Iniciou seus trabalhos na função de repórter cinematográfico na emissora RBA-TV, atualmente trabalha na Rádio e TV Princesa.

6= ANTÔNIO DE JESUS RODRIGUES – Iniciou seus trabalhos em 1986 como Auxiliar de Escritório, na Rádio e TV Guarany hoje continua na mesma emissora na função de Opec.

7= ATANASIO GOMES RIBEIRO – Trabalha na TV Tapajós com produção de artes gráficas.
8= AUDAIR GAMBOA DA SILVA – Trabalha na rádio clube do Tapajós como operador de áudio.

9= CLENILDO AMARAL FREITAS – Trabalhou como repórter policial em 2006 na TV Itaituba; em 2014 na TV Ponta Negra, depois foi para emissora RBATV Santarém, completando em 2024 os seus 7 anos de emissora, também trabalha como servidor público na Prefeitura de Santarém.

10= CRISTOVAM PENA FERREIRA. – Trabalhou como operador de áudio na Emissora Rádio Rural.

11=DIRA CORDEIRO – Iniciou seus trabalhos na rádio Tropical em 1985, lendo notas no programa do Arnoldo Campos. Depois foi contratada como repórter, seguindo na carreira de repórter de rádio e Televisão. Foi a primeira repórter da TV Ponta Negra. Atuou na imprensa de 1985 – 1995. Hoje é, mestra em linguística, doutora e pós- doutora em antropologia social atua
como professora da Universidade Federal do Amazonas.

12=EDIMAR RIBEIRO AZEVEDO (EDDIE RIBEIRO) – Locutor de rádio, passou por várias emissoras, inclusive na capital do estado. Seu último trabalho foi na rádio clube do Tapajós em 2023.

13=EDINALDO LUIZ MOTA – Começou em 1967 na comunicação. Trabalhou muitos anos na radio Rural, apresentando o programa Papo Informal. Seu último trabalho como locutor foi na Rádio Guarany. Atualmente, Mota está aposentado.

14=ELIVALDO REIS – Trabalhou na TV Tapajós e na Câmara como Cinegrafista e produtor.

15= EVERALDO CORDEIRO – Iniciou seus trabalhos na área da Comunicação Social, no rádio
em 28 de maio de 1989, passou pela rádio Tropical AM, TV Santarém, Rádio Rural AM, no ano de 1993. Hoje, Everaldo atua como Pedagogo da Rede Estadual de Ensino – SEDUC Pará e desenvolve
projetos Educomunicativos para instituições não governamentais.

16= FRANCISCO ACIVAN MONTEIRO – Iniciou seus trabalhos na Rádio comunitária no município de Alenquer em 200, atualmente é Jornalista e apresenta o programa “Rádio Interativo” na Guarany FM e o Balanço Geral na TV Record Santarém.

17= FRANCISCO ASSIS CARLOTA DE SOUSA – Trabalhou na Rádio Rural como operador de transmissor.

18= FRANCISCO AUGUSTO SOUSA – Trabalhou na tv Amazonia e foi presidente do sindicato.

19= FRANCISCO SALES DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO – Trabalhou por mais de 30 anos na rádio rural, atualmente aposentado.

20= JAIR MACÊDO PEREIRA – Iniciou seus trabalhos na Rádio Guarany FM em maio de 1987 como operador de Áudio.

21= JARLISSON LINHARES DO NASCIMENTO – Trabalha na TV Encontro como cinegrafista e produtor.

22= JOÃO CARLOS MACÊDO PEREIRA – DJ Carlão – Filho do pioneiro da comunicação em Santarém, o Sr. Otávio Pereira. começou a trabalhar na sua juventude, utilizando a sua voz potente e o seu talento como DJ, para animar o público presente nos eventos. Em outubro de 2022 completou 41 anos de comunicação na Rádio Guarany.

23= JOÃO FRANCISCO RODRIGUES – Atualmente trabalhando na TV Tapajós como editor de áudio.

24= JOÃO GEORGIOS NINOS (JOTA NINOS) -Iniciou seus trabalhos na Rádio Rural AM como repórter em 1984. Atuou em todas as emissoras de rádio e televisão, jornais impressos e sites da internet de Santarém, nas funções de produção de conteúdo jornalístico, foi também assessor de comunicação de vários órgãos. Ninos é um dos fundadores da Associação dos
Radialistas no ano de 1987. Atualmente é servidor público do TJPA. Em maio deste ano, completa 40 anos de atividades na área de comunicação social!
25= JOÃO LAMBERTO DE CARVALHO – Trabalha como locutor na Ita FM, na cidade de Itaituba

26= JONAS MAYK – Trabalha como cinegrafista

27= JONES MAIA – Trabalha na TV Tapajós como cinegrafista.

28= JOSÉ MARIA ALVES VIANA – Trabalha como Locutor.

29= JOSINES NOGUEIRA DINIZ – Trabalha na TV Tapajós como opec
30= LARISSA XAVIER – Trabalha na TV Tapajós como opec

31= LEÍRIA RODRIGUES – Atuou na Rádio Educadora Rural de Santarém, coordenou o Projeto Rádio Pela Educação, e o Programa de Rádio De Mulher para Mulher, atuou também como Educomunicadora. Em 2012, é diagnosticada com câncer de mama. Em 2016, idealiza uma Casa de Apoio a
Mulher com Câncer – fundada no mesmo ano. Posteriormente, nasce a Associação Amigos do Peito –Casa Rosa – Casa de Apoio à Mulher com Câncer, já com 8 anos de fundação.

32= LEONE DE JESUS CORDEIRO SAGICA – Iniciou seus trabalhos na emissora TV Santarém em abril de 1997, como cinegrafista, editor de imagens depois de um período passou trabalhar como diretor de tv, onde atua até hoje como coordenador de edição.

33= LUCIENE LEÃO CAMPOS – Iniciou suas atividades como locutora no ano de 2001, na Rádio Ponta Negra, onde ficou até 2013 no mesmo ano foi para Rádio Guarany, onde está há 10 anos.

34= LUCIVALDO SILVA MARTINS – Iniciou seus trabalhos na emissora TV em  30 de março de 1987 na tv Tapajós como operador de master. Já em junho de 1994 começou a trabalhar na Rádio e Tv Santarém como cinegrafista onde está até hoje.

35= MARIA ALMEIDA FARIAS – Trabalha na RBA Santarém como serviço geral)
36= MARIA CLAUDIA CAMPINA OLIVEIRA – Iniciou seus trabalhos na emissora rádio tropical no ano de 1990 como operadora de áudio, depois começou suas atividades na TV Santarém onde permanece até hoje.

37= MIZAEL NEVES DA SILVA – Iniciou seus trabalhos na Rádio Clube de Santarém, antiga Rádio planície em 1983, em 1987 foi para a Rádio Tropical de Santarém, hoje após muitos anos de aprimoramentos
continua como profissional operador de áudio na Rádio Clube FM de Santarém.

38= OTI SANTOS – Um grande radialista e jornalista, justificou sua ausência pois está em recuperação após ser acometido pela Covid-19).

39= RAFAELLY MAGALY FERREIRA DO NASCIMENTO – Iniciou sua trajetória no Rádio em janeiro de 2018, como estagiária na Rádio Princesa 93 FM, j trabalhou como assistente de estúdio. Hoje jornalista formada, Rafaelly atua não somente no jornalismo, mas também no entretenimento, há mais seis anos na Rádio Princesa FM 93.1.

40= RAIMUNDO NONATO CARLOTA DE SOUSA – Trabalhou na rádio rural como operador de transmissor)

41= RONEI LUIS FERREIRA DE OLIVEIRA – Iniciou seus trabalhos na imprensa no dia 12 de fevereiro de 1988, pelo extinto jornal Tapajós. Na Rádio Ponta Negra começou atuar profissionalmente, em 1989, depois rádios Rural, em duas ocasiões, sistema Guarany também em duas ocasiões; na 94 FM, Tropical AM e Clube do Tapajós. TV Guarany desde que foi ao ar, em 1998. Mas, em 2009, trabalhou na TV Tapajós onde permaneceu até junho de 2019. Atualmente, Ronei Oliveira coordena a Assessoria de
Comunicação da Câmara Municipal de Santarém e gerencia o jornalismo da Rádio e TV Guarany, para onde retornou em agosto de 2021.

42= RONNIEVON DANTAS DE VASCONCELOS (RONNIE DANTAS) –Ingressou no rádio em 1997 como colaborador da Pastoral da Comunicação (Pascom) apresentando programas produzidos ou vinculados à Pastoral. Em 2007, foi contratado como locutor/apresentador da emissora comandando os programas Clube do Ouvinte e Estação Show, os noticiosos Jornal da Manhã, Jornal do Meio Dia e Rural Notícias. Antes dos estúdios atuou como repórter de rua pela mesma emissora.

43= ROSA LUCIANA PEREIRA RODRIGUES ‘ROSA RODRIGUES’ – Jornalista, mestra em Ciências da Comunicação; doutoranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Atuação há 34 anos na área da comunicação com experiências em produção jornalística, assessoria de comunicação, gestão de projeto educomunicativo e docência no ensino superior. Atualmente, jornalista concursada da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

44= SANDRO ADRIANO GAMA AMAZONAS – Trabalha na TV Tapajós como gerente de opec

45= SANTANA MARINHO DA SILVA FILHA – Trabalha na TV Guarany como serviços gerais

46= SERGINALDO ARAÚJO DOS SANTOS – Trabalha como locutor na 94 FM

47= WALDICLEBER AUGUSTO VASCONCELOS – Trabalha na TV Tapajós como cinegrafista

48= WALDOMIRO JUSTINO DOS SANTOS MENESES -Trabalha na TV Amazônia como operador master

49= WELLISON SANDRO DE JESUS VANGHAN SOUZA – Trabalha como repórter e apresentador na TV Tapajós

50= NATALINO SOUSA (in memoriam)

Jornalista Ronnie Dantas

Ronnievon Dantas de Vasconcelos, conhecido na comunicação como Ronnie Dantas, 50 anos de idade, é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Iespes (2014). Ingressou no rádio em 1996 como colaborador da Pastoral da Comunicação (Pascom) apresentando os programas religiosos “Notícias da Igreja”, “De jovem para Juventude” e “Alô Comunidade”, todos na Rádio Rural . Em 2007, foi contratado como locutor da emissora onde coordenou o Projeto Clube do Ouvinte sendo também o apresentador do Programa Clube do Ouvinte, que era parte do referido projeto. Apresentou ainda o programa Estação Show e os noticiosos Jornal da Manhã, Jornal do meio Dia e Rural Notícias. Antes dos estúdios, teve uma breve passagem como repórter de rua. Atualmente, está Assessor de Comunicação na Prefeitura de Santarém lotado na secretaria municipal de Educação (Semed), onde atua desde 2020. O jornalista também é o editor do site de notícias Portal RDN, um dos sites mais acessados no Estado do Pará.

Para conhecer um pouco mais sobre a história do Sindicato dos Radialistas de Santarém escrita por Jota Ninos, um dos homenageados e um dos fundadores da entidade, acesse o link abaixo:

http://jotaninos.blogspot.com/2024/02/neste-sabado-1702-50-profissionais-das.html

Fotos? Elivaldo Reis

Por: Ronnie Dantas