De acordo com Lucas Vaz, a estimativa é que chuvas que iniciaram na noite de sexta (5) continuem intensas até a tarde de domingo (7).
As fortes chuvas que caíram sobre o oeste do Pará durante toda a noite de sexta (5) e parte do dia de sábado (6) acenderam um alerta para a intensidade deste fenômeno durante o período conhecido como “inverno amazônico”.
Em entrevista à TV Tapajós, no Jornal Tapajós 1ª Edição, o meteorologista e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Lucas Vaz, falou sobre as chuvas e as estimativas para o tempo e o clima na região pelos próximos meses.
“Agora com o fim do El Nino, a gente vem entrando em um período chuvoso e a partir de janeiro as previsões mostram que vamos ter um aumento nas precipitações. De ontem para hoje choveu 56 milímetros e vai continuar chovendo”, contou Lucas Vaz.
De acordo com Lucas Vaz, a previsão é que no primeiro trimestre de 2024 – janeiro, fevereiro e março – as chuvas sejam mais intensas, podendo alcançar a marca de 800 milímetros. O meteorologista explica porque as chuvas podem ficar acima do normal neste período do ano.
“O inverno já está iniciando e as chuvas devem continuar até março e abril que é o auge das precipitações. Elas devem ficar acima do normal em função de que estamos entrando no novo La Niña então até setembro ou outubro, a gente vai ter a caracterização do novo La Niña isso já começa causar as chuvas acima do normal na nossa região”, completou Lucas Vaz.
Fonte: g1 Santarém