O evento tem 36 expositores, espaço infantil e feira criativa
A Festa Literária de Santarém iniciou ontem, 29, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. Durante todo o dia, a programação destacou as Vozes dos Homenageados e do Escritor Paraense e teve apresentação da Amazônia Jazz Bande. Um grande público presente neste primeiro dia demonstra o interesse e o engajamento da comunidade. A expectativa é de que todos se sintam acolhidos e motivados a explorar cada espaço desta festa, absorvendo conhecimento, desfrutando das apresentações e participando ativamente das atividades propostas. Esta é uma oportunidade única para valorizarmos a cultura local e nacional, compartilhando experiências enriquecedoras e construindo laços entre os amantes da literatura e das artes.
Renato Sussuarana, Heliana Barriga e Salomão Larêdo foram alguns dos escritores convidados para a programação “Papo-cabeça” no primeiro dia, discutindo os seguintes temas: Pará das letras – terra de escritores; O universo infantil na literatura paraense e Ficção, memória e atravessamentos na literatura.
A abertura oficial, às 19h30, contou com uma breve apresentação de representantes das instituições responsáveis pela iniciativa: Maria do Céu Martins, coordenadora da Festa Literária, que representou a Secretaria de Estado de Cultura (Secult); o secretário Municipal de Cultura, Adson Weber; o secretário Municipal de Governo, Emir Aguiar, que representou o prefeito Nélio Aguiar que está em viagem, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, e o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós.
“Nós preparamos essa Festa Literária com muito empenho, para trazer uma programação à altura da região de Santarém, com profissionais, acadêmicos, escritores e artistas da região. Essa festa faz parte da nossa política de interiorização da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece em Belém, e busca valorizar a literatura e toda cultura e tradição oral da Amazônia. Hoje, a feira do livro é um dos maiores eventos literários do País. Nós trouxemos um pouco do que foi feito por lá, mas sem deixar de valorizar a cultura e os profissionais locais”, ressaltou Maria do Céu Martins.
O evento tem 36 expositores, espaço infantil e feira criativa. O primeiro dia contou com visitas de grupos escolares e do público em geral.
O secretário Regional de Governo, José Maria Tapajós, disse que o incentivo à leitura, à educação e à cultura são os pontos fortes do evento.
“Nós estamos muito orgulhosos de entregar para a população de Santarém, e de toda a região, um evento tão bonito, com um propósito tão importante para sociedade: O incentivo à leitura, à educação e à cultura. Convidamos todos a trazerem suas famílias, suas crianças, para visitarem a festa, adquirirem livros, produtos da nossa feira criativa, assistirem às rodas de conversa, aos shows e a toda a programação”, disse Tapajós.
Maria José Maia disse que a Feira é uma oportunidade imperdível para os nossos alunos. “O conhecimento ganha vida na Festa Literária de Santarém! Uma oportunidade imperdível para nossos estudantes se encantarem com as páginas que abrem novos horizontes.”
O secretário Emir Aguiar disse que a Festa Literária é um presente para Santarém.
“Esta Festa Literária é um verdadeiro presente para nossa cidade. Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos cidadãos e visitantes uma celebração tão rica em cultura e conhecimento. A ampla programação, reunindo renomados escritores, artistas e atividades variadas, é uma oportunidade ímpar para valorizarmos não apenas a literatura, mas também nossa identidade regional. Estamos comprometidos em impulsionar eventos como esse, que não só incentivam a leitura, mas também fortalecem os laços comunitários e promovem a diversidade cultural. A presença maciça de grupos escolares e do público em geral no primeiro dia demonstra o interesse e o engajamento de nossa comunidade. Que todos se sintam convidados a participar deste evento que enriquece nossa cidade e celebra a magia das palavras. É um convite aberto para explorar, aprender e se encantar com tudo que a Festa Literária de Santarém tem a oferecer,” disse Aguiar.
O Secretário Municipal de Cultura, Adson Wender, disse que a Festa celebra a literatura e nossa riqueza cultural.
“Estamos extremamente gratos por sediar este evento grandioso que celebra não apenas a literatura, mas toda a riqueza cultural de Santarém e da Amazônia. A Festa Literária é um marco que destaca a diversidade, os talentos locais e a importância da preservação e valorização de nossas tradições. Nosso objetivo ao apoiar e promover iniciativas como esta é criar espaços de encontro, aprendizado e compartilhamento de experiências. A literatura é uma ponte que nos conecta às histórias, às ideias e às emoções, e essa festa é um reflexo vivo desse universo multifacetado. É inspirador ver a participação ativa do público, especialmente dos jovens e das escolas, demonstrando interesse em se envolver com a cultura literária. Este é um momento para celebrarmos o conhecimento, a imaginação e a expressão artística, enfatizando o papel transformador que a cultura exerce em nossas vidas”, disse Adson Wender.
Que a Festa Literária de Santarém seja um convite à descoberta, à aprendizagem e à celebração da cultura e da arte, enriquecendo nossa comunidade e inspirando futuros talentos.
A programação da noite foi encerrada com a apresentação da Amazônia Jazz Band no palco Multivozes, que encantou o público com clássicos do jazz e grandes sucessos da música paraense, como “Esse rio é minha rua”, de Ruy e Paulo André Barata.
A Festa Literária tem acesso gratuito, e prossegue até domingo (3), das 9 h às 21 h.
Ascom PMS