O documento garante desconto de 50% nas tarifas do transporte hidroviário e rodoviário intermunicipal
A Comissão Gestora Tripartite da Meia-Passagem Intermunicipal do Pará (Cogmep) publicou na quinta-feira (16) o novo calendário para emissão do Interpass, documento que garante 50% de desconto a estudantes nas tarifas do transporte hidroviário e rodoviário intermunicipal.
A partir do dia 20 de novembro (segunda-feira), a carteira de meia-passagem estudantil intermunicipal pode ser solicitada por estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação, de instituições públicas e privadas (com renda mensal comprovada de até dois salários mínimos), que estudem e residam em municípios diferentes. A Lei Estadual nº 7.327/2009 estabelece os critérios do benefício, exclusivo para uso em período letivo.
A Comissão, formada por representantes do Governo do Pará, dos estudantes e das empresas de transporte, reforça que têm direito ao Interpass os alunos regularmente matriculados no ano letivo de 2023. Para isso, as instituições de ensino devem enviar para a Cogmep, até o dia 8 de dezembro, a relação de estudantes com direito ao benefício.
Para alunos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba as solicitações do Interpass podem ser feitas de forma presencial no atendimento da Cogmep, localizado na Rua dos Pariquis, nº 1905, entre Avenida Serzedêlo Corrêa e Travessa Doutor Moraes, no prédio da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon).
Estudantes dos demais municípios paraenses podem solicitar o documento diretamente nas suas instituições de ensino, responsáveis por enviar os requerimentos e documentos à Cogmep.
Documentação necessária:
– Requerimento impresso e preenchido corretamente e assinado pelo estudante e representante da instituição de ensino (disponível em www.arcon.pa.gov.br);
– Duas fotos 3×4 com fundo branco;
– Documento oficial com foto (original e cópia);
– Cadastro de Pessoa Física (CPF), original e cópia;
– Comprovante de endereço de residência (original e cópia): contas de água, luz, telefone e internet, em nome do aluno ou de seus pais, contrato de locação, declaração de terceiros, com assinatura reconhecida em cartório em nome do proprietário ou responsável pelo imóvel;
– Declaração de matrícula atualizada (original e cópia);
– Declaração de renda (para alunos da rede privada, exceto beneficiários do ProUni), original e cópia: contracheque, extrato bancário (caso o recebimento do salário seja em conta), recibo de entrega da declaração de imposto de renda (IRPF) do aluno ou de seu responsável financeiro.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone (91) 3321-9463 e e-mail arconcogmep@arcon.pa.gov.br
Serviço: Estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba
Período: 20 de novembro a 23 de dezembro de 2023
Local: Cogmep, Rua dos Pariquis, nº 1905, entre Avenida Serzedêlo Corrêa e Travessa Doutor Moraes (prédio da Arcon)
Horário: das 8 h às 13 h
Estudantes dos demais municípios
Entrega de requerimento e documentação nas próprias instituições de ensino
Agência Pará