A OS foi assinada pelo governador do estado, Helder Barbalho, durante agenda oficial no municio de Óbidos, que hoje celebra 326 anos de existência.
Para ampliar as ações de segurança pública na malha fluvial do Estado, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou, nesta segunda-feira (02), a assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra da nova Base Integrada Fluvial da Segurança Pública, “Candirú”, que será instalada em frente ao município de Óbidos, no rio Amazonas, distante 792 milhas náuticas (1.467 km) da cidade de Belém.
A base vai controlar o fluxo nos rios e reforçar as fiscalizações das embarcações oriundas do estado do Amazonas. A OS foi assinada pelo governador do estado, Helder Barbalho, durante agenda oficial no municio de Óbidos, que hoje celebra 326 anos de existência.
Leia também:
O chefe do executivo estadual enfatizou a satisfação de estar em Óbidos no dia do aniversário e entregar estradas para fortalecer a integração regional e também iniciar novas obras, a exemplo da assinatura da OS para a segunda Base Integrada Fluvial de Segurança Pública; além de entregar uma nova lancha para a segurança Pública de Oriximiná.
“Aqui na região, os rios são as nossas ruas, por isso destaco a entrega dessa embarcação do Grupamento Fluvial para fortalecer a segurança Pública. Sabemos da importância disso, pois muitas vezes usam os rios para transportar madeira ilegal, entorpecentes e nós vamos ter portanto uma estrutura para monitorar isso”, afirmou o Governador do Pará, Helder Barbalho
“Além dessa embarcação, quero destacar que hoje assinamos a ordem de serviço para fazer o que reputo uma das mais importantes iniciativas de segurança pública dessa região: a instalação da Base Fluvial Candirú, que ficará no estreito de Óbidos. A estrutura terá a presença das Polícias militar, civil, federal, além do apoio dos órgãos ambientais, da Secretaria de Fazenda do Estado, além de orgãos de segurança municipal e federal”.
O governador completou ainda: “Já temos uma Base em Breves, estamos iniciando uma aqui para o Rio Amazonas, estamos contratando outras para o Rio Tapajós em Itaituba e uma para o Rio Tocantins próximo a Abaetetuba. Com isso, estamos em todas as regiões do Estado, com policiamento urbano, rural e fluvial, para combater pirataria, rato d’água e crimes que são cometidos por meio dos nossos rios”, concluiu o governador do Estado.
No ato, também foi entregue uma nova lancha de 350 hp de potência, avaliada em mais de R$ 600 mil para os órgãos de segurança pública que atuam no município de Oriximiná. A iniciativa tem como objetivo ampliar e fortalecer a segurança nos rios e furos da região do Baixo Amazonas, dentro da estratégia que visa alcançar todas as regiões do Pará, como destaca o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“Nós temos uma estratégia fluvial importante no Estado para garantir a segurança nos rios. Já são mais de 80 embarcações que são utilizadas pelo governo do Estado em todos os municípios que necessitam de uma embarcação para a segurança pública. Nós também temos uma base fluvial que já funciona em Breves e, agora, o governador assinou a ordem de serviço para a construção da tão sonhada, a base Candiru, que ficará em Óbidos, uma estratégia importantíssima para o combate ao tráfico de drogas, aos crimes ambientais, mas também aos crimes tributários, visto que alí é um grande corredor por onde muitas embarcações passam e que é fundamental para a população do baixo Amazonas e para o Pará”, festejou Ualame Machado, secretário de segurança pública.
A embarcação possui reboque para transporte, equipamento de salvatagem, como coletes salva-vidas e boias, além de utensílios para a navegação, a exemplo de GPS e sonar, toda destinada aos agentes de segurança pública do município de Oriximiná.
Agência Pará