Ação visa atender demandas do TFD para pacientes com diagnóstico médico aos procedimentos de Catarata e Pterígio.
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2023, o Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas que ocorrerá no 2º Pavilhão da Unidade de Urgência e Emergência Drº José Benito Priante – 24 horas.
A ação considera a necessidade da demanda regulada e reprimida no sistema do Tratamento Fora do Domicilio (TFD), e tem como público alvo a população com diagnóstico médico aos procedimentos de: Catarata e Pterígio. A comunicação com esses pacientes está sendo feita pela equipe técnica do TFD.
“A gestão do prefeito Jaime Silva se preocupa realmente em proporcionar à nossa comunidade melhor qualidade de vida. A equipe técnica do TFD está em comunicação direta com os pacientes que fazem parte dessa demanda para tratamento fora de domicílio. Com certeza essa é a primeira de muitas ações que virão para os nossos pacientes”, destaca Selma Caetano, Secretária Municipal de Saúde.
Ao todo, serão realizados 120 procedimentos, sendo, 48 de Pterígio e 72 de Catarata. Esse atendimento ambulatorial de baixa complexidade será viabilizado para a obtenção de uma melhor qualidade no estilo de vida e garantindo o tratamento adequado na saúde ocular por meio cirúrgico.
“Vamos atender os pacientes que estão na fila de espera do SUS na faixa etária de jovens, adultos e idosos com limite de 90 anos. Agradecemos o empenho da gestão municipal e contamos com o apoio da população em mais essa ação de saúde”, ressalta a secretária.
Atendimentos
Os serviços serão direcionados aos pacientes regulados pelos laudos do Tratamento Fora do Domicilio – TFD, afim de diminuir a fila de espera.
A Triagem dos pacientes acontecerá em duas fases ambos com aferição dos sinais vitais e teste de Glicemia.
- A 1ª fase: 30/09 (sábado) as 06:30 – Pterígio.
Inicio do procedimento cirúrgico: 15:30h - A 2ª fase: 01/10 (domingo) as 06:30 – Catarata.
Inicio do procedimento cirúrgico: 15:30
Marcos Cantuário/Ascom/PMO