Botos Tucuxi e Cor de Rosa disputam na Festa do Çairé

Os dois Botos estão empatados em números de títulos

Os espetáculos dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa serão realizados nesse final de semana, na vila balneária de Alter do Chão. O Festival dos Botos representa o lado profano da Festa do Çairé.

A disputa começa sexta-feira (15), com a apresentação do Grupo Sociocultural Tucuxi, a partir de 21h. Com aproximadamente 500 integrantes, o Boto Tucuxi vai defender o tema: Yandé, o Çairé.

“O Çairé que é a celebração da fartura na aldeia dos borari, também é o espaço das diversas manifestações culturais dos povos que chegaram neste solo sagrado.

Sempre foi e sempre será “Yandé”, que na língua nativa dos Borari significa “Nós”. E é neste cenário de tradições e costumes, onde tudo se faz vida através do trabalho coletivo, que o Boto Tucuxi através do seu espetáculo vem mostrar que o Çairé sempre foi e sempre será feito por “Nós”: os indígenas borari, os ancestrais, a aldeia, a vida, a tradição, o povo, os caciques, os encantados, os artesãos, os catraieiros, os rezadores, os barraqueiros, as doceiras e muitos outros e outras parentes que estão e são o território. São as mãos da coletividade, que juntas nos mostram que sempre será Yandé, o Çairé!”, enfatizou o presidente do grupo Toninho Araújo.

Para a apresentação, o Boto Tucuxi contará com 12 alegorias.

Já na noite de sábado (16), será a vez do Boto Cor de Rosa. A agremiação vai defender o tema: A Grande Festa. “Nosso Boto do Amor, carinhosamente chamado na vila, inspirou-se em seu pertencimento, as tradições e cultura que a nossa Vila de Alter-do-Chão tem. Nosso maior tesouro, o povo, a cultura e as belezas naturais o qual sempre se encantam os visitantes e turistas”, destacou o presidente, Miguel Wanghan.

O Boto Rosa vai contar com 10 alegorias principais, além dos módulos interativos a cênica. Aproximadamente 1.000 pessoas são envolvidas diretamente nas ações do espetáculo.

Cada boto já conquistou 11 títulos. Em 2023, será o ano do desempate.

Com o tema Tradição e Arte em Alter, este ano o Çairé terá o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, da Equatorial Energia, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura -Lei Rouanet, Devassa, Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização está sob a responsabilidade da Namazônia, Comunidade de Alter do Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura do Governo Federal. A programação será de 14 a 18 de setembro, na vila balneária de Alter do Chão.

Assessoria NAMAZÔNIA, Muiraquitã e Borari.