Princípio de incêndio é registrado na ala de obstetrícia do HMS em Santarém

Pacientes precisaram ser transferidos para a UPA 24h e João XXIII. Em nota, Prefeitura informou que o sinistro foi controlado de imediato
Reprodução: redes sociais

A madrugada de terça-feira (12) foi de pânico para os pacientes do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Soleto (HMS), isso porque um incêndio, que começou no setor de obstetrícia, tomou conta de parte da unidade de saúde.

Leia também:

Pacientes e funcionários tiveram que sair rapidamente. Quem aguardava por atendimentos ficou desesperado: “Eu saí correndo, trouxe meu filho e o soro que ele estava tomando. Minhas coisas ficaram lá dentro”, disse uma paciente com o bebê nos braços. 

Uma força tarefa envolvendo equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, representantes do governo municipal e estadual e populares auxiliaram na evacuação. Materiais hospitalares e pessoas foram retirados de dentro do HMS.

Reprodução: redes sociais

Em nota, a Prefeitura informou que o incêndio foi imediatamente controlado, confira:

A Prefeitura de Santarém informa que na madrugada desta terça-feira, 12, por volta de 1h, ocorreu um princípio de incêndio na ala de obstetrícia, do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, que imediatamente foi realizada a retirada dos pacientes, e acionado o Corpo de Bombeiros, que já conteve o sinistro de forma rápida e imediata e realiza neste momento o processo de resfriamento do prédio.
Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local. Todos estão fora de risco. Primeiramente, foi garantida de forma imediata a segurança dos pacientes que estavam internados no setor. 
Toda Unidade Hospitalar foi evacuada. Os pacientes foram levados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena. 
Os pacientes internados em situação de baixo risco foram alocados na Arena Estadual do Oeste do Pará, Djalma Lima, em parceria com o governo do Estado.
A Prefeitura informa ainda que a causa do sinistro deve ser informada pelos órgãos competentes, que realizam a perícia no local.
A Prefeitura de Santarém agradece a dedicação e a ação rápida de todos os profissionais de saúde, Corpo de Bombeiros e equipes de emergência envolvidos, bem como a compreensão e paciência da comunidade durante este momento desafiador.
Mais informações serão fornecidas à medida que a situação se desenvolver.

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)
Prefeitura de Santarém