Pesquisa técnica iniciou nesta terça-feira, 29, e segue até o próximo dia 17.
Iniciou nesta terça-feira (29), mais uma etapa do Estudo de Balneabilidade das praias de Santarém. A pesquisa, que segue até o dia 17 de setembro, tem o objetivo de identificar as condições da água para banho nas principais praias do município, garantindo a utilização segura desses ambientes para recreação, conforme estabelece a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
No total, serão coletadas amostras em 11 pontos, localizados à margem direita do Rio Tapajós, distribuídos entre as praias do Maracanã, Pajuçara, Ponta de Pedras e Alter do Chão, sendo a Vila Balneária o lugar com maior concentração da pesquisa.
Durante o estudo são analisados parâmetros relacionados à qualidade da água (Potencial de Hidrogênio (PH), Coliforme Termotolerantes (CT), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Nitrato Total (NO3), Fósforo Total (PT), Temperatura (TEMP), Turbidez (TURB), Sólidos Totais (ST) e Oxigênio Dissolvido (OD).
“Esta é a 4ª etapa de um projeto de extrema importância pro município para tomada de decisões, para verificar como está a qualidade da água que a população usa pra recreação. Hoje estamos fazendo coletas para analises microbiológicas, com material próprio, preparado em laboratório para poder ter a certificação do ambiente”, destacou Tiago Campos, engenheiro responsável pelas coletas.
Além das praias, também são realizados testes para verificar o Índice de Qualidade da Água (IQA) dos Lagos Urbanos Papucu e Mapiri. Solicitado pelo Ministério Público do Estado do Pará, o estudo está em consonância com a Resolução Conama n° 357/2005.
O último estudo, realizado em maio deste ano, atestou que todas as praias e lagos de Santarém apresentam condições de qualidade na categoria próprias/excelentes para banho.
“Essa é uma preocupação do prefeito Nélio Aguiar com a população de Santarém e, também, com os nossos turistas. Estamos às vésperas de um evento muito importante para nossa região, que é o Çairé, e é necessário manter as pesquisas e o nosso padrão de qualidade, fortalecendo nosso turismo e garantindo que nossas praias, além de lindas, são seguras”, ressaltou o secretario de Meio Ambiente, João Paiva.
Ascom PMS