Quase 500 atletas estiveram participando do campeonato no domingo, 27
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPD), abriu oficialmente no último sábado, 26, com uma blitz educativa, na Avenida Anysio Chaves, a divulgação da programação que chama a atenção para o enfrentamento das drogas em nosso município com a Semana de Combate e Prevenção às Drogas. Neste domingo, 27, outra blitz foi realizada na Vila Balneária de Alter do Chão, centenas de pessoas receberam o material de divulgação da Semana, que contou com o apoio de membros do Conselho Estadual e municipal de Políticas Sobre Drogas, coordenado pelo vice-presidente Aldo Luan Pontes.
Este ano, a inovação foi a realização do I Campeonato Municipal de Jiu-Jítsu, que levou aproximadamente 500 atletas de todas as faixas etárias, pra competir no Ginásio da Cidadania, localizado no Mapiri.
Vinte e uma equipes de Santarém estiveram competindo, 9 municípios vieram participar (Mojuí dos Campos, Rurópolis, Monte Alegre, Alenquer, Oriximiná, Juruti, Prainha, Itaituba e Uruará), nas categorias mirim, mirim infantil, infanto-juvenil, adulto e master, 112 estavam na categoria feminino e 346 masculino.
Durante o dia inteiro foi possível testemunhar a importância do esporte na vida de crianças que estavam muito concentradas e disciplinadas, jovens e adultos, que apesar do oponente, queriam dar o seu melhor e estavam contando com a presença e apoio de familiares e amigos.
“A gente conseguiu reunir 458 atletas em Santarém, a gente vê que a família do Jiu-Jítsu está organizada e ela precisa ser ouvida, contamos com crianças desde os 4 anos até o master. Este evento veio para mostrar que quando tem a iniciativa social entre poder público, a Prefeitura, Câmara de Vereadores, os Conselhos Municipais, tem tudo para dar certo, e hoje a gente viu que dá certo para juntar, para fazer o melhor pelo nosso tema que é a prevenção às drogas. A gente que trabalha com um centro de recuperação, com o Jiu-Jítsu, a gente trabalha a prevenção, ao conhecer a arte social e não se envolver com o vício,” detalhou José Carlos Lopes, coordenador do Campeonato, membro do Conselho de Políticas Sobre Drogas, que administra uma casa para tratamentos de dependentes químicos e administra o projeto social ‘Pega tua Merenda’.
Josafá Santos, professor da Academia Daniel Almeida, de Oriximiná, estava entre os participantes da competição, e representou a categoria pluma, ele estava com mais 7 atletas do município. Ele falou da importância da atividade esportiva para tirar os jovens do mundo das drogas.
“A gente tenta sempre estar incentivando, muitos hoje podem estar nas ruas, nas drogas. É muito bom um aluno que não está nas drogas está fazendo um jiu-jítsu, fazendo um esporte que gosta e faz bem pra saúde, e sempre acrescentando um pouco mais na sociedade, porque é muito melhor uma pessoa de bem, do que uma pessoa nas drogas, na rua, fazendo coisas que não prestam,” contou o participante.
A Câmara Municipal de Vereadores foi parceira da Prefeitura e do CMPD na realização do evento. O vereador Ângelo Tapajós destacou a importância.
“Nada melhor do que o esporte para tirar o jovem, o adolescente, o adulto das drogas, e de uma vida de criminalidade, então foi uma ideia junto com a comissão de prevenção às drogas, Prefeitura, Câmara, Secretaria de Justiça, Ministério Público e outros órgãos fazer esse campeonato para mostrar que o esporte é uma ferramenta para tirar as pessoas das drogas,” observou o vereador.
“Quando a gente tem um projeto através da Prefeitura Municipal e há essa adesão dos atletas é muito importante. Sabemos que Santarém é um celeiro de atletas hoje no jiu-jítsu, e a resposta está aqui no ginásio, todos fazendo um esporte que é o que faz com que o jovem amadureça pra vida,” observou Tadeu Cunha, Secretário da Juventude Esporte e Lazer.
“Importante demais ver a importância do esporte na vida de tantas pessoas, a Prefeitura de Santarém vem cada vez mais investindo no esporte, sejam com academias públicas, locais adequados para práticas esportivas, como o skate, patins, atividades nas praças para que os nossos jovens cresçam e tenham hábitos saudáveis para então, seguir caminhos melhores dizendo não às drogas. Essa realização da Semana é importante por evidenciar esse trabalho que é uma realização conjunta, pois juntos somos mais fortes,” avaliou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Secretário Estadual de Justiça, Evandro Garla, está em Santarém para participar dos eventos envolvendo a Semana de combate e Prevenção às Drogas.
“Hoje, a Secretaria de Justiça tem a Política Pública de Prevenção às Drogas, e aí nós utilizamos através do esporte, da cultura, de palestras, de ações, para tirar aquele peso de uma reunião fechada para mostrar a importância que a prevenção às drogas é necessária hoje para os nossos jovens,” contou Evandro.
A programação continua nesta semana com a realização do III Simpósio intersetorial de prevenção às drogas, das 9h ás 18h, até o dia 30, no auditório da UEPA.