O título coroou a melhor campanha da competição, certame 2023

A Associação Sócio Esportiva Planalto está em festa. Na tarde do último sábado (29/07) a equipe comandada por Antônio Macapá garantiu o título do Campeonato Master do planalto BR 163 ao derrotar o time do Vasco do Pimenta pelo placar de 3×0, gols marcados por Paulinho (2) e Dinei. Foi o terceiro título da equipe master em pouco mais de 10 anos de participação no campeonato master.
Por ter feito melhor campanha na competição a grande final foi realizada no Campo Danilo Maia, “casa” do Planalto. A torcida lotou as arquibancadas e acompanhou um bom jogo de futebol.
Jogando em casa e com apoio de sua torcida o time do Planalto buscou logo abrir o placar e conseguiu aos 16 minutos quando, após cobrança de lateral, o meia Paulinho recebeu e partiu pra cima da zaga adversária. Após fintar dois zagueiros o meia deu um leve toque por cima do goleiro Baggio que nada pôde fazer. Estava aberto o caminho para o título.
O gol e o sol escaldante deixaram o jogo mais morno no restante da primeira etapa. O segundo gol só saiu já no segundo tempo. Aos 18 minutos, o lateral direito Dinei (ex-São Raimundo) recebeu na lateral, deu uma finta no marcador e, de perna esquerda cruzou na área. Goleiro e defesa não se entenderam e a bola marota foi direto pra rede, 2×0 Planalto.
Com o placar em desvantagem o time do Vasco se lançou ao ataque e possibilitou inúmeras oportunidades ao time adversário de, em contra-ataques, ampliar o placar. Foi o que ocorreu aos 31 minutos do 2º tempo quando o bom de bola Paulinho, em tarde inspirada, ganhou disputa com Nicola e ficou cara a cara com o goleiro Baggio. Melhor para o meia planaltino que gingou para deslocar o arqueiro e com um leve toque mandou a bola pro fundo do gol. A partir daí o time ainda perderia pelo menos mais três boas chances de ampliar o placar.
Aos 49 minutos o arbitro Montealegrense Eclinildo Vieira Brone, da Federação Paraense de Futebol, apitou o final de jogo na Arena Danilo Maia. Associação Esportiva Planalto sagrava-se campeã pela terceira vez do principal campeonato da categoria no planalto santareno.
Para o diretor Reginelson Maia, o título foi merecido.
“Um título é sempre muito importante, você que tá aqui com a gente no dia a dia sabe como a equipe se organiza, trabalha em grupo, é um grupo familiar e estamos sempre chegando nas finais, já tínhamos perdido duas finais em casa nos últimos dois anos, mas ‘tamos’ sempre chegando e quem sempre chega uma hora conquista e hoje chegou o dia, acho que fomos merecedores pelo que fizemos durante toda a competição e principalmente no jogo de hoje, merecemos o título”.

O técnico Antonio Macapá, contratado com a missão de acabar com o jejum, descreveu a sensação de dever cumprido.
“Pois é, Ronnie, a sensação é de dever cumprido, dois anos batendo na trave e graças à Deus esse ano montamos um timaço e conseguimos o título hoje em cima do Vasco, uma grande equipe também”, disse Macapá, que revelou já ter convite de outras equipes, mas que a prioridade é a equipe do Planalto, por ser um grupo unido, um ‘grupo família’.
O experiente goleiro Lábilá, um dos reforços do time para o campeonato,
“Graças à Deus fomos contemplados com o resultado positivo contra a forte equipe do Vasco que tem grandes atletas como João Pedro, Peruca, Nicola, Baggio mas nossa equipe se sobressaiu e conseguimos matar o jogo e ficar com o título”, disse Labilá, campeão da série D pelo São Raimundo em 2009.
Autor de dois gols na grande final o meio campista Paulinho também foi escolhido o craque do jogo pela coordenação. Ele destacou como é ganhar um título (mais um) pela família Planalto.
“Mais um, mais um, ano passado a gente bateu na trave, mas esse ano, graças à Deus, conseguimos. Ganhar um título aqui é tudo de bom, é uma família que nos acolheu, fui muito bem recebido aqui e vim pra somar, graças à Deus deu tudo certo”, finalizou Paulinho.
O vice-presidente da Associação Sócio Esportiva Planalto (A.S.E.P.) José Evaldo, comentou sobre a conquista e dedicou o título à Raimundo Maia (in memoria).
“É com muita felicidade que a gente recebe esse título após um trabalho bem feito pela diretoria, conseguimos chegar à final e, por conseguinte, ser campeão, um título talvez dos mais importantes da nossa era planalto porque é o primeiro título sem a presença física do seu Raimundo (Maia) que tanto nos ajudou e esse título é dedicado à ele”, disse Zé Evaldo, que também atuou como goleiro reserva da equipe campeã.
O coordenador geral do campeonato Laurimar Baía, o Chicão, explicou o motivo do master, esse ano, ser realizado antes do campeonato principal.
“A mudança pra gente iniciar primeiramente com o master foi devido a outras competições que acontecem na região do planalto Curua-Una e também da Santarém Jabuti, como estava ocorrendo o principal pra lá a gente não queria atrapalhar e nem concorrer com eles, foi acatado pelas equipes e assim foi feito e hoje estamos finalizando a competição com um bom índice técnico, com boas partidas, bons jogos e estão de parabéns as equipes de Vasco e Planalto que chegaram a essa grande final”, disse Chicão.
Chicão também adiantou à reportagem que o campeonato da categoria Principal (módulos A e B) já tem data para começar.
“Nós já fizemos a primeira reunião do Principal, está tudo definido pra iniciar no dia 3 de setembro com jogos da primeira rodada, já temos 14 equipes confirmadas pra participar nos dois dois módulos, A e B”, completou Chicão.
A coordenação escolheu e premiou os melhores atletas da final:
- Craque do jogo: Paulinho (Planalto)
- Artilheiros: Fabinho (Planalto) e João Pedro (Vasco)
- Melhor goleiro: Labilá (Planalto)
- Melhor técnico: Antônio Macapá (Planlato)
Premiação:
Vice-campeão: Troféu e R$1.500,00 de premiação
Campeão: Troféu e R$3.000,00 de premiação
Ficha técnica do jogo:
Campeonato Master do Planalto BR 163 – Final
Planalto 3 x 0 Vasco do Pimenta
- Arbitro: Eclinildo Vieira Brone (Fed. Paraense)
- Auxiliares: Adam Patrick Rego e Nadilson Pereira de Oliveira
- 4º arbitro: Celson Nestor Ferreira
- Local: Campo Arena Danilo Maia – Cipoal
Equipe do Planalto que iniciou a partida:
Labilá, Dinei, Jeco, Wylles e Sidney Cella; Lourinho, Renê, Paulinho e Reginaldo; Jaú e Fabinho. Técnico Antonio Macapá.
Equipe do Vasco do Pimenta que iniciou a partida:
Baggio, César Catita, Farinha, Cid e Galo; Corujinha, Nicola, Peruca e João Pedro; Diomar e Lourinho. Técnico Junior
Transmissão ao vivo pelo YouTube
A partida foi transmitida pela internet através do canal da INNOV no YouTube. Para ver ou rever os lances, os gols e as emoções da grande final acesse o link abaixo:
- Narração: Ronnie Dantas
- Reportagem: Minael Andrade
- Equipe técnica: Afonsinho e Rony Aires
Matéria atualizada às 21h55 para correção e novas informações como a premiação
Por: Ronnie Dantas