Em Santarém, Vigilância Animal realiza semana de vacinação antirrábica

A vacinação começou nesta segunda, 26, e segue até sexta-feira, 30. Após esta ação, a vacina só estará disponível no município em setembro.
Autor: Arquivo – Agência Santarém

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)/Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (Semsa), realiza de 26 ao dia 30 de junho, a semana de vacinação antirrábica, na Divisão de Vigilância Animal, localizada na Avenida Moaçara, 735, Diamantino, próximo ao Residencial Moaçara. O órgão funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Após essa grande ação, essa vacina só estará disponível novamente no município em setembro.

Leia também:

A vacina antirrábica é ofertada pela vigilância animal, tendo como público-alvo cães e gatos com mais de três meses, que estejam saudáveis e não façam tratamento médico-veterinário. Por ser uma uma zoonose, a raiva pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. Logo, ao vacinar o animal de estimação, você contribui para a redução do risco de transmissão da doença para sua família e outras pessoas.

“A campanha de vacinação ocorre anualmente. Após acabar nossos estoques só vamos receber, novamente, essa vacina da Secretaria de Estado da Saúde do Pará [Sespa] em setembro, para próxima campanha, ocasião em que acontecerá o dia D, em novembro. Quem ainda não vacinou seu pet pode vir ao nosso setor para imunizá-lo até essa sexta-feira, 30”, informa o coordenador da Divisão de Vigilância Animal, Ayrton Amazonas. 

Recomendações aos tutores

• Levar a carteirinha de vacinação do pet;

• É importante que o animal seja levado por um adulto;

• Os cães devem estar com coleira, guia e os de grande porte devem estar com focinheira;

• Os gatos precisam ser levados em caixas de transporte, evitando fugas ou acidentes; 

• Fêmeas prenhas não devem ser vacinadas;

• Animais debilitados ou em tratamento não devem ser vacinados.

Dados das últimas duas campanhas – Em 2021, foram imunizados 21.979 animais contra a raiva. Em 2022, esse número quase triplicou, a campanha de vacinação antirrábica, que encerrou no dia 31 de março de 2023, contabilizou o número expressivo de 63.776 animais vacinados. A meta era de 57 mil animais.

Ascom PMS