Mais de 100 profissionais foram beneficiados.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na tarde desta segunda-feira, 19, no auditório do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), a entrega de novos fardamentos para os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). Ao todo, 103 ACE’s atuam em Santarém, sendo 70 na área urbana, 10 no planalto e eixo forte, 9 supervisores, 1 coordenador, 6 agentes em outros programas, 7 agentes de licença. Todos foram beneficiados.
O kit do novo fardamento inclui bota, calça, camisa, chapéu, bolsa, óculos e protetor solar. Esses materiais proporcionam melhores condições de trabalho, facilitando a recepção dos profissionais durante as vistorias e, consequentemente, aumentam a qualidade do serviço prestado à população.
“Os ACE’s são responsáveis por um trabalho muito importante no município, atuando na linha de frente, atendendo diretamente a nossa população. Então, esses uniformes facilitarão a identificação deles, proporcionando condições adequadas para um trabalho de qualidade”, frisa a secretária de saúde, Irlaine Figueira.
De acordo com o coordenador dos ACE’s, Edvan Lopes, “os fardamentos trazem mais segurança tanto para os agentes de endemias, quanto para população, tendo em vista que uma das principais atividades desenvolvidas por eles é a visitação. Logo, o morador se sente seguro em recebê-lo e o agente se sente mais confiante em realizar seu trabalho. Então, todos saem ganhando. Em nome dos ACE’s agradeço a prefeitura e a secretária pelo material”.
O ACE é um profissional fundamental para o controle de endemias, ele está em contato permanente com a comunidade, realizando ações de prevenção e promoção à saúde através de vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, entre outros serviços.
A entrega simbólica contou com a participação do chefe de Gabinete da PMS, Paulo de Jesus, que na ocasião representou o prefeito Nélio Aguiar, da secretária de saúde Irlaine Figueira, os coordenadores dos ACE’s, Edvan Lopes, do NTVS, Marcelino Xavier, da Vigilância Animal, Ayrton Amazonas, e da Divisão Especializada no Controle de Zoonoses (DECZ), Rose Grace Brito.
Ascom PMS