Um dos destaques da programação é o II Seminário de Arte e Cultura da Ufopa, que contará com a participação da secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal.
Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o 1º Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ocorrerá esta semana, no período de 31 de maio a 2 de junho, simultaneamente, em Santarém (PA), nas Unidades Rondon e Tapajós; e em cinco campi regionais: Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.
Realizado pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), o evento intercampus visa a estimular a presença da arte e da cultura no ambiente universitário, reconhecendo, valorizando e promovendo o direito à vida cultural, tanto na Universidade quanto nas comunidades do entorno.
Nos três dias de Festival, o público terá acesso gratuito a exposições, saraus literários, sessões de cinema, apresentações teatrais e shows musicais, abrangendo desde rituais indígenas, artesanato e contação de estórias até oficinas culturais. A ideia é promover a pluralidade de manifestações artísticas e culturais e cada vez mais abrir as portas da universidade para a comunidade que vive próximo ao campus.
Santarém – O I Festival de Arte e Cultura começa na quarta-feira, 31 de maio, a partir das 14 horas, com a realização no Auditório da Unidade Tapajós do II Seminário de Arte e Cultura da Ufopa. Aberto ao público, o evento reunirá gestores, estudantes e representantes de movimentos sociais de Santarém para debater “O Papel da Universidade nas Políticas Culturais do Oeste do Pará”. O debate contará com a presença da secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal.
A exposição “Luz e Cor: Amazônia em Aquarela” também será aberta ao público no dia 31, às 17h, no Bloco de Salas Especiais (Prédio Laranja) da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé. A mostra será composta por 30 pinturas em aquarela produzidas pelo artista plástico paisagista Rodrigo Medeiros, especializado na técnica de aquarela sobre papel. Suas paisagens retratam efeitos da luz natural a partir de uma ótica predominantemente impressionista, transparência, espontaneidade e fluidez.
Unidade Rondon – Na quinta-feira, 1º de junho, uma extensa programação será realizada na Unidade Rondon, situada no bairro do Caranazal, em Santarém. Com entrada franca, a I Mostra Cultural Multilinguagens ocorrerá das 9h às 19h e contará com a II Feira de Artesanato da Ufopa, com presença dos coletivos Elas Fazem Alter e Artesãs do Caranazal. Também haverá sarau literário coordenado por alunos do curso de Letras, palco aberto para cantores amadores ou profissionais, shows teatrais e contação de estórias.
Outro destaque será a exposição Território Criativo, mostra que reúne trabalhos de três estudantes da Ufopa selecionados por edital público. O espaço é uma oportunidade para que jovens talentos possam apresentar seus trabalhos para um público diverso. Participam da exposição os alunos Claudionor Barros, com o tema “Goma de Tapioca – arte digital e artivismo”; Isabela Kögler, com o tema “Animais em risco de extinção na Flona Tapajós”; e Alessandra Castro, com o tema “Projeto Peludinhos, a gênese da revolução”.
O premiado grupo de teatro da Ufopa Iurupari, projeto de extensão universitária que atua há oito anos em Santarém formando públicos diversos nas artes cênicas, também estará presente na programação cultural na Unidade Rondon, trazendo, no dia 1º de junho, as esquetes teatrais “A epopeia do acordo”, “Estórias com E” e “Dramaturgia do Ódio”. Já a aluna indígena Gilvana Borari vai apresentar rituais indígenas presentes nos festivais folclóricos da Amazônia.
Formação gratuita em arte e cultura – Destacando o protagonismo estudantil nas artes e na cultura, 11 oficinas culturais serão ministradas por alunos da Ufopa no dia 1º de junho na Unidade Rondon. As formações são teórico-práticas e visam a proporcionar aos participantes um primeiro contato com os temas abordados nas aulas. São oficinas de desinibição corporal, história em quadrinhos, produção de zine independente, construção de instrumentos rudimentares, de discotecagem com DJ Pedrita, entre outras atividades.
Show de encerramento do Festival – Na sexta-feira, 2 de junho, será realizada a Festa Junina da Ufopa, a partir das 18 horas, na Unidade Tapajós, localizada no bairro do Salé. A programação contará com shows para todos os gostos: grupo de carimbó “Os Encantados”, banda “Trio do Forró”, apresentação de DJ Pedrita e danças típicas regionais como carimbó e quadrilhas juninas, estilizadas e tradicionais, coordenadas pelos estudantes de graduação da Ufopa.
Para participar da Festa é necessário adquirir ingressos ao custo de R$ 5,00, que serão vendidos pelos centros acadêmicos da Ufopa. Haverá controle de entrada na portaria por meio de pulseira de segurança/identificação pessoal.
A Festa Junina da Ufopa traz ainda três premiações: Casal Caipira da Ufopa (concurso exclusivo para alunos ou servidores da Ufopa), Concurso Arte Drag Queen (aberto a qualquer pessoa interessada) e Premiação Melhor Barraca Caipira.
Campi regionais – Nesta edição, participam da programação do Festival os campi de Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Haverá oficinas, exposições, apresentações musicais e culturais, debates, rodas de conversa, saraus, entre outras atividades realizadas com o apoio de cada comunidade acadêmica. Confira a programação completa AQUI.
Sobre o I FAC da Ufopa – A primeira edição do Festival de Arte e Cultura da Ufopa tem o objetivo de promover o exercício dos direitos culturais no âmbito acadêmico e nas comunidades de abrangência, dialogando com fazedores e fazedoras de cultura, além de fortalecer princípios basilares da democracia, como o direito à cidadania, à vida cultural, à participação social e à garantia dos direitos humanos.
O Festival nasce com a proposta de ser um espaço para reiterar a legitimidade das diferentes expressões culturais manifestadas pelos diversos grupos sociais que integram a universidade, favorecendo a produção e a vivência artística e cultural no contexto universitário, além de estimular a divulgação das obras e ações dos fazedores e fazedoras de cultura populares da região. O evento é uma realização da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa, por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC).
Confira a programação do 1º Festival de Arte e Cultura da Ufopa:
Comunicação/Ufopa, com informações da Procce