Fundação Cultural do Pará abre inscrições para XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas

O evento, que valoriza a cultura popular, vai premiar 57 propostas juninas, entre quadrilhas, misses, marcadores, coreógrafos e estilistas
As quadrilhas juninas enchem de cores, ritmos, estilos e muita alegria o Arraial da Fundação Cultural do Pará-Foto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará

O governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, lançou nesta quinta-feira (20) o edital do XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2023. Os interessados podem se inscrever no período de 20 de abril a 03 de junho, e devem escolher entre as cinco áreas culturais contempladas. O edital visa promover a democratização do acesso aos recursos para fomentar bens e serviços artísticos, além de valorizar a produção da cultura popular.

O concurso vai premiar 57 propostas juninas, entre quadrilhas, misses, marcadores, coreógrafos e estilistas. Para se inscrever, o candidato deverá ter conta Gmail para acessar o formulário e os anexos. O endereço eletrônico precisa ter o nome da quadrilha (ex: quadrilhajuninachamegonaroca@gmail.com).

A coordenadora do Concurso de Quadrilhas, Elene Pinheiro, disse que o Arraial na FCP movimenta todas as áreas da cultura popular. “Para uma quadrilha se apresentar, ela precisa mandar fazer o traje, o sapato, os arranjos, e todos esses adereços têm sua própria equipe de criação. Isso envolve o trabalho de toda uma comunidade”, explicou.

Elene Pinheiro disse acreditar “que a demanda por quadrilhas juninas deve aumentar bastante neste ano, principalmente em relação à categoria Mirim. A nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos ter muito mais grupos inscritos nesta edição”.

As inscrições para as quadrilhas e misses devem ser feitas via formulários on-line distintos. As informações sobre as formas de inscrição estão no Anexo I do edital.

Foto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará

Público-alvo – Podem se inscrever profissionais atuantes nas linguagens culturais de integrantes de quadrilhas, misses, marcadores, coreógrafos e estilistas. Pessoas Físicas podem inscrever propostas individualmente ou como representantes de grupos ou coletivos culturais não formalizados.

Para Quadrilhas Juninas e Misses Mirins, a idade mínima é de 07 anos completos, e a idade máxima 14 anos completos. Já para Quadrilhas Juninas e Misses Adultas, a idade mínima é de 14 anos completos. As misses Caipira e da Diversidade precisam ter idade mínima de 18 anos.

Na categoria Premiação Coletiva, para as Quadrilhas Adultas há o prêmio de R$ 20 mil, para cada uma das 20 melhores colocadas. Na categoria Individual, o prêmio pode chegar a R$ 3 mil.

Mais informações estão disponíveis no site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br)

Texto: Álvaro Frota – Ascom/FCP

Agência Pará