Homem com mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado é preso pela Polícia Federal no aeroporto de Belém

A PF também prendeu em flagrante um francês por transporte ilegal de ayahuasca, o chá do santo daime
Divulgação

A Polícia Federal prendeu duas pessoas na madrugada desta sexta-feira (14), no Aeroporto Internacional de Belém. Uma delas, um flagrante por transporte ilegal de ayahuasca, o chá do santo daime. A outra, uma prisão preventiva por homicídio. Ambos os presos foram encaminhados à Superintendência da PF no Pará e em seguida, colocados à disposição da Justiça.

A prisão em flagrante foi de um francês que não teve a identidade revelada e que tentava embarcar em voo com destino a Lisboa, Portugal. Plantonistas da Delegacia de Imigração da PF verificaram na mala que o transporte era feito em desacordo com a lei, por isso prenderam o passageiro e apreenderam a carga. Foram três frascos do chá, com total de um litro.

O Brasil é signatário de normas legais e convenções que consideram crime a exportação da Ayahuasca.

Logo em seguida, por volta de 1h da manhã, a PF cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Parauapebas. A acusação é de homicídio qualificado mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe.

No mesmo localizador dele havia outra pessoa, sem mandado de prisão. Os dois estavam sentados próximos na aeronave quando foram abordados. Após busca pessoal feita pelo Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF e checagem na identificação, a segunda pessoa foi liberada.

Com informações da PF