Habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o HRBA ofereceu ao paciente de 17 anos o tratamento necessário para vencer um tumor cerebral
Após nove meses de internação, cirurgias e procedimentos, incluindo sessões de quimioterapia e radioterapia, Walter Alex Filho, 17 anos, recebeu na última segunda-feira (03) alta médica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém, Oeste do Pará, e pôde voltar para casa.
Leia também:
Agora, ele prossegue com o acompanhamento dos médicos e da equipe multidisciplinar do HRBA, mas estará em casa, com a família e mais próximo dos amigos. Walter chegou ao Hospital no ano passado com o diagnóstico de um tumor cerebral, e recebeu todo o atendimento necessário para sua recuperação.
“Recebemos um atendimento excelente. Exames, medicamentos, profissionais dedicados. Eu só posso dizer que foi muito bom e agradecer. No Oeste do Estado nós temos um hospital com essa estrutura para nos socorrer. Se não tivesse, teríamos que viajar para buscar o tratamento do meu filho longe. Mas temos aqui em Santarém, bem pertinho de casa, uma unidade como essa”, frisou o pai do paciente, Walter Alex Gonçalves.
Assistência – O técnico em Enfermagem Douglas Pinheiro acompanhou Walter Filho desde a chegada ao Hospital até o dia da alta, e contou que a plena recuperação do jovem e a saída dele deixaram toda a equipe muito feliz.
“Nossa luta é sempre essa. Para que a gente possa chegar ao paciente e dizer ‘pode ir, o nosso trabalho foi feito com sucesso’. O Waltinho é um grande exemplo. Todos nós nos esforçamos ao máximo – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem. Lembro que começamos dando banho nele no leito, depois ele já conseguia tomar banho no banheiro. Vimos o paciente voltando a caminhar, a falar. A reunião de muitos profissionais fez com que o Waltinho pudesse sair daqui bem e feliz, e esse resultado também deixa qualquer profissional da saúde feliz”, contou Douglas Pinheiro.
Para o diretor Técnico do HRBA, Epifânio Pereira, altas hospitalares representam muito para toda a equipe da unidade. “O HRBA abriga profissionais extremamente competentes, que dão resultados fantásticos aos seus pacientes. A sensação é de missão cumprida, de a gente ter devolvido ao Walter a condição de seguir com suas atividades e sua vida. Isso é muito gratificante”, afirmou o gestor.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no tratamento de câncer para uma cerca de 1,4 milhão de pessoas, em 30 municípios do Oeste do Pará. A unidade oferece consultas, cirurgias e sessões de quimio e radioterapia. É habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferecendo assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, do diagnóstico ao tratamento.
Cuidado – Para quem recebeu o tratamento e o cuidado dos profissionais do HRBA, o momento foi de externar gratidão. “A assistência que eu recebi foi muito boa. Todos me atenderam com muito amor. Fiquei nove meses fora de casa, e até estava desacostumado. Mas a saudade era muita, de toda a família. Essa noite eu quase nem dormi”, disse Walter Filho.
“Resultados como esse mostram a importância do Hospital do Baixo Amazonas para toda a região. Um paciente que recebeu um atendimento de excelência e conseguiu se recuperar até ter alta médica. O HRBA é fundamental para quem faz tratamento oncológico e de outras especialidades. A gente descentraliza e consegue ofertar uma saúde de qualidade em todos os cantos do Estado. É gratificante ver histórias como essa, e ver esse jovem voltando bem para casa”, destacou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.
Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1.100, no bairro Diamantino, em Santarém, município que fica a cerca de 700 km da capital, Belém.
Ascom/Hospital Regional do Baixo Amazonas