Ufopa terá complexo esportivo ainda em 2023

Previsão de entrega da primeira etapa, já iniciada, é para agosto deste ano, 5 meses após o começo dos serviços de construção.

Fruto de emenda parlamentar da então deputada federal Vivi Reis (PSOL/PA) e do então senador Paulo Rocha (PT/PA), a construção do complexo esportivo idealizado para funcionar na orla da Unidade Tapajós, Zona 01, Campus Santarém, já está em andamento. A assinatura simbólica da ordem de serviço (OS) entre a Universidade e a construtora Lift Engenharia ocorreu na tarde de segunda-feira, 27, no Espaço Madeirão. A primeira etapa do complexo está prevista para ser entregue em agosto de 2023.

A estrutura atenderá a um grande anseio da comunidade acadêmica, uma vez que foca na prática esportiva e promove não só a vivência de valores, como trabalho em equipe, liderança e obediência às regras, mas também a inclusão social. A proposta de construir esta primeira etapa surgiu da necessidade de um espaço adequado para atividades físicas dentro da Ufopa. A estrutura irá solucionar parcial e temporariamente a demanda.

Durante a solenidade de assinatura, a reitora da Ufopa lembrou do compromisso que a Universidade tem no seu processo de expansão, que não abrange apenas os sete municípios onde tem seus campi, mas que ela deve se fazer presente em todos os 20 que compõem a região. Disse ainda que a construção do espaço destinado à prática esportiva fixa uma realidade que está além das salas de aula. “Nossa formação no ensino público se dá além da sala de aula. Se dá com atividade cultural, esportiva, atividade política, na criação de um ambiente universitário fervilhante. Quando você não tem espaços que proporcionem essas atividades, está comprometendo algo que é fundamental para um ambiente que promova qualidade de vida”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/f0d724996af287e6224e939819f400e5.jpg
Reitora Aldenize Xavier assina ordem de serviço que autoriza destinação dos recursos ao complexo.

A ex-deputada federal Vivi Reis, que contribuiu em 2022 para empenhar os recursos por meio de emenda parlamentar, disse que a Ufopa ainda tem muitos projetos a serem concretizados no futuro: “Ainda espero estar contribuindo para a construção de uma universidade firme, pública, gratuita, de qualidade, referenciada e que se destaque com grande referência para o Brasil e para o mundo, mostrando que, aqui, o povo amazônida se constrói com ciência, com arte, incentiva o esporte e luta pela defesa de um futuro digno, na defesa da vida dos povos e da população que aqui fixam moradia”.

O superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Vítor Viana, ressaltou que o momento é especial e a Ufopa começa a ter característica de universidade, a partir de projetos que viabilizam espaços destinados à cultura, ao esporte e também à alimentação, tendo como referência o Restaurante Universitário (RU), que há pouco tempo não existia. “A primeira etapa desse complexo coloca a Ufopa realmente com cara de universidade, que há pouco tempo a gente não percebia esse semblante. Não havia restaurante, não havia um espaço cultural como este aqui. A Ufopa está cada dia mais perto das grandes universidades, e, no que depender da Sinfra, sempre estaremos fazendo o melhor para vocês e por vocês”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/6366a99c0737bc1f25a89735dec0fa94.jpg
Comunidade acadêmica se fez presente na solenidade de assinatura da OS.

O representante da Lift Construtora, Edivaldo Oliveira, garantiu a entrega das obras no prazo estabelecido em contrato. “Sempre realizamos diversas obras para os órgãos públicos e cumprimos o prazo previsto para a entrega. Com o apoio da Sinfra, não mediremos esforços para fazer esse cumprimento. Parabenizo a reitora da Ufopa, porque foi na sua gestão que a obra se realizou, e a ex-deputada Vivi Reis, pela iniciativa de alocar os recursos para a construção de uma obra tão importante para a Universidade”.

A mesa de autoridades também foi composta pelo pró-reitor de Gestão Estudantil (Proges), Prof. Luamim Sales Tapajós, que fez referência ao início das obras como um momento muito esperado pela comunidade acadêmica: “O esporte é muito importante para a qualidade de vida, para a integração, não só dos alunos, mas dos servidores. Podemos verificar o quanto muda a universidade quando a gente tem instrumentos para a prática esportiva, e eu agradeço muito à equipe, principalmente a que compõe o setor de Esporte e Lazer. Os investimentos valem a pena, e é perceptível o quanto isso impacta a vida dos alunos e servidores. O momento é de comemoração”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/8a31907d278c1c3630509295157571cc.jpg
Grupo Revelação de Carimbó.
/media/file/site/ufopa/imagens/2023/9c6cd76a34ea100445e977ec131f8c2c.jpg
Grupo Regional Tapajoara.

Representando os servidores, participou da mesa de abertura da solenidade a assistente em administração Amanda Freitas, lotada na Proges; e, representando os discentes, o estudante Athila Rafael, que faz parte da seleção de handebol da Ufopa. Os dois se referiram à importância de se ter um espaço destinado ao esporte como primordial para a qualidade de vida, e ver sua concretização é um sonho realizado.

Após a assinatura simbólica da ordem de serviço, houve a apresentação dos grupos Revelação de Carimbó e Regional Tapajoara, além do Sambatuque.

Acesse AQUI o memorial descritivo da primeira etapa do complexo esportivo da Ufopa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/0572a1d9de83ed633d9d92bcd92f480a.jpg
Athila Rafael, Amanda Freitas, Luamim Sales, Edivaldo Oliveira, Vivi Reis, Aldenize Xavier, Solange Ximenes e Vitor Viana.

Texto e fotos: Albanira Coelho – Comunicação/Ufopa