O treinamento é uma atualização das técnicas de tratamento usadas em pacientes graves
Contar com equipes multidisciplinares competentes está totalmente ligado a uma gestão de qualidade que aliada à oferta de capacitações só leva benefícios aos pacientes. Sabendo da importância disso, no final da tarde desta segunda-feira (27), parte dos profissionais de enfermagem que atuam na UTI do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo participaram de uma atividade de educação continuada. A ação faz parte do planejamento de aprimoramento educacional dos enfermeiros e técnicos de enfermagem quanto a conhecimentos específicos no tratamento de pessoas com quadro grave.
O tema do treinamento de hoje foi sobre medicamentos corretos para analgesia e sedação em pacientes graves. Segundo o médico emergencista, Kalleo Matos Pio, a abordagem foi com foco no manejo, dose e diluição das medicações.“A importância disso é manter cada vez mais o conforto do paciente para que tenham o menor uso de drogas possíveis, evitando também o próprio desperdício e risco de complicações”, explicou.
Ainda durante as aulas, os médicos emergencistas reforçaram sobre atenção quanto a dose e hora certa. “Essas informações servem para atualizar a equipe e apresentar as novidades sobre benefícios e efeitos colaterais dos medicamentos”, disse Dr Kaleal.
Segundo a enfermeira Nádia, responsável pela UTI, o treinamento faz parte do planejamento anual de capacitações para equipe multiprofissional. “Na sexta, outro tema será ofertado sobre drogas vasoativas. Vamos fazer capacitações todos os meses, Eu estou participando para aprimorar cada vez mais”, enfatizou.
Ascom PMS