Confira a lista de grupos prioritários que podem receber as doses.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia a campanha de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira, 24, para grupos prioritários. A Semsa recebeu 72.900 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta, das 8h às 18h. Nesse primeiro final de semana, no hall da Prefeitura, as ações serão intensificadas na sexta, das 17h às 21h, no sábado e domingo de 8h às 14h.
Confira quem pode receber a vacina contra gripe
– crianças de seis meses a menores de seis anos;
– gestantes;
– puérperas;
– idosos com mais de 60 anos;
– povos indígenas;
– professores;
– trabalhadores da saúde;
– pessoas com comorbidades;
– pessoas com deficiência permanente;
– forças de segurança e salvamento e forças armadas;
– caminhoneiros;
– trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– trabalhadores portuários;
– funcionários do sistema prisional;
– adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– população privada de liberdade.
Para se vacinar é necessário apresentar alguns documentos, sendo eles: o RG, ou algum outro documento de identificação com foto, CPF, cartão vacinal ou cartão do SUS, além do documento que comprove o vínculo de atuação dentro dos grupos prioritários.
A vacina disponível é do tipo trivalente, e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma cepa do vírus influenza. A Semsa informa que o imunizante pode ser aplicado no mesmo dia que a vacina contra a Covid-19, por exemplo.
A secretária de saúde, Irlaine Figueira, ressalta que a melhor estratégia de prevenção da influenza é a vacinação. “Estamos no inverno amazônico, com muitas chuvas e mudanças no clima, isso faz com que aumente o número de casos de gripe na nossa região. Para frear esse fenômeno, precisamos cuidar da nossa imunidade e a melhor forma é a prevenção. Por isso, convidamos todos que pertencem aos grupos prioritários que procurem se imunizar. Juntos podemos vencer esse vírus”.
Ascom PMS