Evento tradicional do setor agro ocorreu, pela primeira vez, no Pará, em razão dos expressivos resultados do segmento
Pela primeira vez, a Abertura Nacional da Colheita de Soja, evento tradicional no setor agro, é realizada no Pará. O estado foi escolhido pelos resultados expressivos obtidos nas últimas safras. O governador do Estado, Helder Barbalho, participou do evento na manhã desta quinta-feira (9), em uma fazenda na comunidade de Tipizal (PA-370), no município de Santarém.
“É um momento importante de valorização de uma das principais vocações do nosso estado, que é a agricultura. Santarém podendo ter a satisfação de abrir a colheita da soja no Brasil, demonstrando o talento e a competência daqueles que atuam no campo nesta região e impulsionando, cada vez mais, a agricultura sustentável, sempre com respeito ao meio ambiente, com a geração de emprego e renda, trazendo desenvolvimento para todo o Estado”, destaca o chefe do poder executivo.
O Brasil é o maior produtor mundial do grão. Em 2022, a produção do país foi de 123.829,5 milhões de toneladas. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve ultrapassar na safra deste ano a marca de 153,5 milhões de toneladas produzidas do grão. A área de plantio, no atual ciclo, aponta para crescimento de 4,6% sobre a safra passada, situando-se em 43,4 milhões de hectares.
Há 18 anos no Pará, o produtor Adelino Avelino, que participou da abertura da colheita, afirmou que a expectativa está alta para esse ano. “Com o clima muito favorável e a utilização da tecnologia, esperamos uma excelente safra de soja em 2023, assim como a safrinha de milho também. Eu espero, na minha fazenda, produzir em torno de 70 sacos de soja, em média. É muito importante a parceria com o governo do Estado, sobretudo, para a logística, valorizando o escoamento da produção. O Pará é um dos estados com maior potencial e muito favorecido na hora de exportar o grão”, destaca.
No sábado (11), o Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) promoverá a 5ª abertura oficial da colheita da soja do Baixo Amazonas, que celebra o plantio do grão na região metropolitana de Santarém, que engloba também os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.
Agência Pará