A partir desta quarta-feira, 01, as UBS’s e a UPA 24h atuam como referências.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reorganizou as Unidades de Síndromes Gripais (USGs). A partir desta quarta-feira, 01, esse atendimento, de um modo geral, será ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Dessa forma, a unidade da Nova República não atende mais como USG, apenas como urgência e emergência, funcionando de segunda a sexta-feira no período noturno, das 19h às 7h, nos finais de semana e feriados durante 24h.
A estratégia visa descentralizar os serviços, dar mais agilidade aos trabalhos, garantir mais segurança à população e às equipes de saúde e conter os casos de influenza no município. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, os atendimentos às síndromes gripais devem ser incluidos na rotina de todas as UBS’s, uma vez que a infecção pelo coronavírus faz parte dos cuidados da atenção primária.
Qualquer pessoa com sintomas gripais como febre, dor de garganta, coriza ou tosse pode procurar a UBS mais próxima da sua casa ou a UPA para realizar o teste rápido contra Covid-19. Pessoas sem sintomas ou que tenham tido contato com pessoas com Covid-19 ou suspeitas de estarem com a doença também podem fazer o teste. Para ser atendido o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e cartão SUS.
A titular da Semsa, Irlaine Figueira, agradeceu os servidores da saúde que atuaram na linha de frente contra COVID-19 e reforçou o foco na imunização para vencer a luta contra o vírus.
“Aos poucos estamos voltando a rotina de assistência, sempre tendo as UBS’s como porta de entrada. Agradeço a todos os trabalhadores da saúde, que no momento mais crítico da pandemia se mantiveram firmes e atenciosos, postura que o momento exigia. A angústia vivida naqueles dias nunca será esquecida, mas a ela atrela-se a emoção da união de nossas equipes. Então, vamos retomando a nossa rotina, sempre de olho na imunização, nosso braço duro nesta luta.”
Ascom PMS