A Festa do Reencontro: ‘Vai ou Raxa’ abre oficialmente o Carnapauxis 2023

Bloco do bairro São Francisco apresentou tema em alusão ao retorno da Festa do Mascarado Fobó.

Em Óbidos, no oeste do Pará, oficialmente já é carnaval, a festa do Carnapauxis iniciou na noite de ontem, quarta-feira (15) com a apresentação do Bloco “Vai ou Raxa”, que desde 2016 abre o evento, que também é conhecido como a “Festa do Mascarado Fobó”, figura tradicional e ícone da folia local.

Com o tema “Explosão de Emoções e Reencontros no Carnapauxis”, o bloco lembrou o retorno do carnaval em Óbidos e o reencontro de milhares de foliões que devem visitar a cidade no período de 15 a 21 de fevereiro.

As ruas de Óbidos foram coloridas pelas 10 alas apresentadas pelo “Vai ou Raxa”, do qual participam crianças, jovens e adultos que moram no bairro São Francisco, uma das áreas da cidade considerada de vulnerabilidade social.

O bloco chamou a atenção com a comissão de frente formada por jovens que integram a comunidade LGBTQIA+, que estavam acompanhados por Larissa Lopes, um dos destaques.

A comissão de frente abriu alas e pediu passagem para o “Vai ou Raxa” levar alegria e promover a inclusão.

Rai Lopes, Presidente do Bloco “Vai ou raxa” – Foto: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

“Nosso bloco é da comunidade São Francisco, é o bloco de todas as cores, raças e também de todos que amam o Carnapauxis. Não foi fácil colocar esse bloco na rua, mas estamos muito felizes em abrir o carnaval depois de dois anos sem termos essa grande festa”, comemorou Rai Lopes, presidente do “Vai ou Raxa”.

A apresentação também lembrou o encontro de gerações, com as apresentações de Patrik Siqueira e Lene Monteiro, que representaram a emoção do reencontro das diversas gerações que brincam no bloco.

A rainha do bloco esse ano, novamente foi Tatiana Lopes, de 23 anos. Ela se apresentou pela terceira vez como destaque, mas com um sentimento diferente devido a ausência da avó, que está em tratamento de câncer.

Tatiana Lopes, rainha do bloco “Vai ou raxa” – Foto: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

“Hoje eu lembro também da minha avó que está em Santarém em tratamento contra um câncer e não pôde estar aqui com a gente. É uma mistura de emoções que nos motiva ainda mais a fazer essa linda apresentação”, lembrou.

Entre alegorias e alas, crianças, jovens e adultos participaram da apresentação do bloco “Vai ou Raxa”. O arrastão carnavalesco chegou ao “Fobódromo” e foi recepcionado por um show pirotécnico e muita festa.

O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, acompanhou a chegada e ressaltou o quanto a cidade foi preparada para esse momento.

“Hoje estamos iniciando a nossa Festa do Reencontro e estamos muito felizes por isso. Volto a frisar o quanto a nossa equipe de governo está trabalhando para fazer essa linda festa para todos que gostam do nosso carnaval”, disse.

Carnapauxis 2023

Com o tema “A Festa do Reencontro”, o carnaval obidense é realizado pela Prefeitura de Óbidos, no período de 15 a 21 de fevereiro.

Nesta quinta-feira (16), a festa continua com a apresentação do Bloco Mirim Unidos do Umarizal, destinado exclusivamente aos pequenos foliões.

Fotos: Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

Por: Érique Figueirêdo / ASCOM-PMO