Após sete domingos de ‘esquenta’, Óbidos se prepara para a grande Festa do Mascarado Fobó.
Na cidade do Carnapauxis, como é chamado o carnaval realizado em Óbidos, no oeste do Pará, o domingo (12) foi de ruas lotadas, alegria e muita irreverência com a apresentação do Bloco das Virgens, no qual os homens desfilam vestidos de mulheres.
Foi a primeira apresentação do bloco do bairro de Santa Terezinha e o último domingo de pré-Carnapauxis, período iniciado no dia 1° de janeiro de 2023.
O pré-carnaval é um “esquenta” para as apresentações oficiais da “Festa do Mascarado Fobó”, realizada pela Prefeitura de Óbidos de 15 a 21 de fevereiro.
Mesmo não sendo a apresentação oficial, as “Virgens” aparecem em bom número e tornaram o domingo ainda mais alegre em Óbidos.
Rick Santos, um dos brincantes do bloco, se fantasiou de “Malévola” e chamou a atenção de quem foi às ruas.
“Esse é o carnaval da alegria, das cores, da diversidade e do amor. Em Óbidos todo mundo é igual no Carnapauxis”, disse Rick.
Visitantes
A cidade também já recebe centenas de visitantes, que estão na expectativa de participar dos sete blocos oficiais: Vai ou Raxa, Bloco Mirim Unidos do Umarizal, Serra da Escama, Águia Negra, Xupa Osso, Unidos do Morro e Bloco das Virgens.
O casal Josineide Teixeira e José Antônio Aquino, que são naturais de Óbidos mas moram há mais de três décadas em Belém, já estão na cidade, prontos para cair na folia.
“Eu poderia estar em qualquer canto do país, mas não abro mão de estar aqui, na minha cidade, onde eu tenho familiares e onde é realizado o melhor carnaval que eu já conheci em toda a minha vida” ressaltou José Antônio.
Após os sete domingos de pré-Carnapauxis, a Secretaria de Cultura e Turismo, avaliou positivamente os eventos realizados.
“Superamos os desafios e nos esforçarmos ao máximo para atender a grande expectativa em relação ao nosso Carnapauxis. Estamos certos de que fizemos um bom trabalho. Agora é aguardar o grande público para os sete dias oficiais”, disse o secretário Luiz Carlos Queiroz.
O Carnapauxis 2023 tem como tema “A Festa do Reencontro” e a expectativa é que aproximadamente 50 mil pessoas passem pelo “Fobódromo” durante o evento.
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO