O equipamento oferta serviços de prevenção e promoção à saúde do trabalhador.
A saúde do trabalhador segue avançando em Santarém. Em 2022, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou 477 atendimentos, sendo 213 acolhimentos aos trabalhadores por demanda espontânea e referenciação; 119 buscas ativas de acidente de trabalho; 38 Reuniões Técnicas e 25 inspeções de ambientes de trabalho. Além de diversas palestras educativas.
Outros feitos foram importantes para o trabalho do Cerest como a implantação das Referências Técnicas de Saúde nos 20 (vinte) municípios de abrangência; a realização do 1º Encontro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós; Avaliação satisfatória do Ministério da Saúde; a parceria do MPT que possibilitou o repasse de 08 computadores e 08 impressoras para referência Técnicas de Saúde dos municípios de Óbidos, Placas, Faro, Oriximiná, Jacareacanga, Itaituba e Trairão.
O coordenador do Cerest, Geovane Farias, celebra as ações realizadas pelo centro. “O cerest conseguiu desenvolver um ótimo trabalho nesse ano. Em 2023, vamos intensificar as ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância”, destacou.
Sobre o Cerest Baixo Amazonas
O equipamento abrange 20 municípios das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós, oferta atendimentos especializados tendo como público-alvo os trabalhadores dos setores privados e públicos, trabalhador autônomo, trabalhador informal, trabalhador desempregado acometido de doença relacionada ao trabalho. Funciona de segunda a sexta, de 7h às 18h e fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 635, Prainha.
O atendimento ao usuário do SUS ocorre por demanda espontânea ou referenciação das UBSs, Centros de Especializados, Sindicatos, Ministério Público, e afins. Para isso, os documentos necessários são: carteira de identidade; carteira Profissional; Cartão SUS; exames; Laudos; Atestados médicos relacionados com a doença ou o acidente de trabalho e comprovante de endereço.
Ascom PMS