Wallace Soares é associado da Associação Nacional do Inventores (ANI), e conta que a inspiração para o invento surgiu de sua própria necessidade
Lavar as costas regularmente garante uma pele mais saudável, segundo especialistas. Mas apesar de importante, essa pode ser uma tarefa bastante complicada no dia a dia. Afinal, essa é uma região de difícil acesso e muitas vezes se torna quase impossível promover uma limpeza adequada.
Dessa forma, algumas pessoas apostam em buchas e escovões para alcançar com mais facilidade essa área do corpo na hora do banho. Muitos desses acessórios, no entanto, nem sempre atendem de maneira satisfatória a limpeza das costas. Pensando em uma solução, o paraense de Santarém do Tapajós, Wallace Soares, desenvolveu o “Lavador de Costas Automatizado”.
Wallace, que é associado da Associação Nacional do Inventores (ANI), conta que a inspiração para o invento surgiu de sua própria necessidade. “Na infância, a gente jogava bola e acabava acumulando bastante sujeira nas costas. Então, sempre ficava pensando porque não criar um equipamento para remover toda a sujeira dessa parte do corpo. Até que um dia veio a inspiração desse dispositivo automatizado”.
O produto criado por Wallace Soares possui um corpo anatômico com discos giratórios emborrachados, que acomoda sabão líquido ou shampoo. O aparelho então é fixado na parede do box e fica disponível para promover a limpeza de forma bastante prática. Segundo o inventor, é só posicionar as costas contra os discos, que eles se encarregam de remover todos os resíduos da pele.
“O aparelho é formado por um corpo anatômico, discos giratórios centralizados de polímeros em forma de macarrão, para promover a limpeza da pele por meio de movimentos suaves e circulares. No interior existe um recipiente para injetar sabão líquido ou shampoo no momento da limpeza das costas”, explica.
Segundo ele, o lavador de costas automatizado oferece, entre outras vantagens, conforto, praticidade e uma excelente limpeza. “Além de facilitar esse hábito de higiene na hora de tomar banho, promove a limpeza de toda a região, permite postura ergonômica correta para o usuário, reduz o tempo de banho, gerando economia de água e energia elétrica, contribuindo, assim, com o meio ambiente.”
O lavador de costas automatizado já possui patente requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Agora, Wallace Soares busca investidores interessados em licenciar ou adquirir a patente para fabricar e comercializar o equipamento. “Ter um equipamento como esse é algo fundamental e necessário em qualquer residência. Eu comparo a necessidade de tomar o próprio banho. Afinal, se você toma banho você precisa lavar as costas. Então, existe um grande mercado”. Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a ANI.
Fonte: Life & Fashion