Coopafs recebe 2º lugar em premiação nacional de ações em cooperativismo

A Cooperativa existe há 11 anos e realiza inúmeros projetos voltados ao fortalecimento do espirito cooperativista, educação, meio ambiente e alimentação saudável
Diretores da Coopafs recebendo a premiação – Foto: assessoria

Por: Martha Costa

Uma noite de reconhecimento às ações cooperativistas, assim podemos descrever a 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano de 2022, uma iniciativa do Sistema OCB, que foi realizado na noite desta quarta-feira, 07 de dezembro, na Associação Médica de Brasília, que reuniu 787 cases de sucesso inscritos junto ao sistema OCB. Ao todo 18 cases dos estados Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Goiás, Bahia, Acre e Pará foram premiados nas categorias Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Fidelização; Inovação e Intercooperação.

De Santarém, a Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar (Coopafs), que escreveu o projeto Plano de Investimento para Capital de Giro no pós-pandemia da covid-19 recebeu o segundo lugar na categoria intercooperação. O projeto foi selecionado pela Fundação Cargill e recebeu um aporte financeiro de R$ 50.000,00 que foi destinado para a compra de insumos agrícolas, mudas e sementes que foram doados aos cooperados de forma gratuita para que eles pudessem retomar suas atividades produtivas.

O projeto pensou em conciliar a produtividade e sustentabilidade com foco na geração de renda da coletividade. ” A premiação recebida pela Coopafs é fruto de muito esforço, união e dedicação da Cooperativa para minimizar os impactos da pandemia e retomada da produção. A Cargill se sente muito honrada pela oportunidade de apoiar os agricultores familiares do Pará.”, declarou Flavia Tayama, líder de Responsabilidade Corporativa e Diretora Presidente da Cargill.

Fruto da responsabilidade social, o projeto devolveu esperança aos cooperados que tiveram a oportunidade de pensar neste novo recomeço. “O Plano de Investimento para Capital de Giro possibilitou aos agricultores uma chance de seguir em frente, mesmo em meio a dificuldade. Foi o minimo que nós, enquanto diretores da COOPAFS poderíamos proporcionar aos nossos cooperados. Ter o apoio de instituições que acreditam no desenvolvimento da economia através de incentivo à pequenos agricultores, foi fundamental para que hoje estivéssemos sendo reconhecidos no quesito Intercooperacão. Crescemos quando cooperamos, quando juntamos força, pois somente juntos que conseguimos ir mais longe”, enfatizou Lucilene Sousa, presidente da Coopafs ao citar o trabalho junto às demais cooperativas, como a Ccampo que também foi premiada.

Foto: Divulgação (assessoria)

A Coopafs foi criada há 11 anos, reúne 180 cooperados entre indígenas, quilombolas e ribeirinhos e moradores de região urbana de Santarém, no chamado cinturão verde, que desenvolvem a agricultura familiar de subsistência. Sua história é regada a superação por meio da organização visando fortalecer a atividade produtiva de modo igualitário, promovendo a autonomia financeira a partir da geração de renda. Ao longo dos 11 anos a Coopafs realizou inúmeros projetos voltados ao fortalecimento do espírito cooperativista, educação ambiental, fiscal, e alimentação saudável.