IFPA CAMPUS SANTARÉM é aprovado em edital de apoio financeiro a laboratórios multiusuários

O Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Santarém foi aprovado no Edital StartUP Pará N° 011 /2022 – APOIO AOS LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO DA COMUNIDADE ACADÊMICA E EMPRESARIAL.

O edital é voltado para que pesquisadores apresentassem propostas para apoio financeiro a LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS, no qual foram aceitas propostas com apoio financeiro de até R$500.000,00. Chama a atenção o fato de não haver nenhum laboratório de processamento linguístico na Região Norte.

Além do mais, em todo o território nacional, não existe nenhum laboratório interdisciplinar para o estudo da linguagem no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Dessa forma, o laboratório não será apenas o primeiro laboratório do Norte do País, mas também o primeiro da RFEPCT.

O Laboratório de Linguagem e Processamento Linguístico estará vinculado ao Grupo de Pesquisa em Linguagem e Processamento Linguístico do IFPA campus Santarém e terá como objetivo promover a cooperação interdisciplinar para o estudo da linguagem. Para tal, as atividades desenvolvidas pelo laboratório compreendem coleta de dados espontâneos para montagem de banco de dados, desenvolvimento de tarefas de produção eliciada para suscitar estruturas a serem investigadas, execução de procedimentos de rastreamento ocular para explorar o processamento on-line de estruturas de linguagem e realização de medidas neurofisiológicas para examinar a resposta do cérebro a estímulos relacionados à linguagem.

O Grupo de Estudos em Linguagem e Processamento Linguístico – GELIMPRO, responsável pela elaboração do projeto e do plano de ação, sendo composta por Gisely Gonçalves de Castro, gestora, Dayse Rodrigues dos Santos, Gleid Ângela dos Anjos Costa e Josilene dos Santos Carvalho, pesquisadoras, Yan de Sousa Birro, Samuel Ícaro Ferreira Rêgo e Silva, Révelin Rodrigues Viana, Lucas Bizerra da Silva, João Victor Carvalho do Carmo Rebelo, Ernane Bentes Sarmento e Joel Augusto Pacheco de Jesus, alunos do Curso técnico em Informática do campus.

Com informações do IFPA