O compositor e violonista paraense faleceu em 02 de outubro de 2021 aos 79 anos.
Música, alegria e saudade, essas foram as palavras que definiram a primeira noite de shows da 4ª edição do Festival de Cinema de Alter do Chão, na noite desta quarta-feira, 16. O show de abertura, fez as honras da casa e homenageou Sebastião Tapajós. O músico, compositor e violonista, faleceu em 02 de outubro de 2021 aos 79 anos, vítima de um infarto agudo no miocárdio.
O responsável pela missão de levar Tião ao público foi Igor Capela. O multi-intrumentista, músico desde os 15 anos, tem Sebastião Tapajós como “pai musical”. “Tive inúmeras parcerias com o Tião, nos últimos 8 anos nós rodamos o mundo e eu migrei pro violão. Quando eu conheci o Tião, ele me convidou para compor o time dele e foi um divisor de águas na minha carreira. Quando ele estava em Belém, nós estávamos juntos o tempo todo, compondo, cantando e gravando, por isso, hoje estou muito feliz em poder estar fazendo mais essa homenagem a ele”, destacou Igor.
A amizade ficou desenhada no violão utilizado durante a apresentação, Igor utilizou um dos xodós de Sebastião.
“Essa é a segunda vez que a Tanya me empresta o instrumento e isso reforça o amor que nós temos um pelo outro. O mesmo amor que temos por Tião”, completou o músico.
Tanya Maria Macião, viúva do músico, acompanhou tudo da primeira fileira e reforçou o sentimento desta noite.
“Não tenho nem como descrever essa emoção, não dá, não dá pra falar o que eu tô sentindo. Sebastião sempre dizia que cada um de nós é uma nota musical na partitura da vida, né, então eu acho que ele próprio já se descrevia assim”, contou emocianada.
O FestAlter é realizado desde 2019 e sempre tem seus homenageados. Este ano, além de Sebastião Tapajós, também é homenageado o poeta Thiago de Mello. O evento é realizado pela Krioca, em parceira com a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria de Cultura e parceiros e segue até o dia 20 de novembro.
Ascom PMS