O cronograma de pagamentos para mais de 36 milhões de segurados no Brasil leva em consideração o dígito final do benefício.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas foi antecipado para novembro. Os beneficiários irão receber os valores no fim do ano e em cota única.
O cronograma de pagamentos para mais de 36 milhões de segurados leva em consideração o dígito final do benefício. Tem direito às parcelas do 13º do INSS os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
A transferência dos valores ocorrerá junto ao calendário de novembro. Cerca de 36 milhões de brasileiros recebem pensões, aposentadorias e outros auxílios do Instituto no país.
Por outro lado, os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13º. A razão é que esses programas são de ajuda, não de seguridade social.
Redação do Enem traz tema polêmico para candidatos; veja
A consulta aos valores e calendário pode ser realizada no aplicativo ou site do Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS. Para aqueles que não possuem acesso à internet, podem realizar a consulta ligando para a Central de Atendimento do INSS, no número 135, de segunda-feira a sábado, das 7h até às 22h, no horário de Brasília.
CALENDÁRIO
Recebe um salário mínimo
Benefício final 1 – 24 de novembro;
Benefício final 2 – 25 de novembro;
Benefício final 3 – 28 de novembro;
Benefício final 4 – 29 de novembro;
Benefício final 5 – 30 de novembro;
Benefício final 6 – 1 de dezembro;
Benefício final 7 – 2 de dezembro;
Benefício final 8 – 5 de dezembro;
Benefício final 9 – 6 de dezembro;
Benefício final 0 – 7 de dezembro.
Recebe mais de um salário mínimo
Benefício final 1 e 6 – 1 de dezembro;
Benefício final 2 e 7 – 2 de dezembro;
Benefício final 3 e 8 – 5 de dezembro;
Benefício final 4 e 9 – 6 de dezembro;
Benefício final 5 e 0 – 7 de dezembro.
Fonte: DOL/JC Concursos