Resultantes de um investimento superior a R$ 1,9 milhão, recurso oriundo de convênio federal, os dispositivos ajudarão os agentes a deter o agressor sem letalidade
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) concretizou mais um investimento em novas tecnologias com a aquisição de equipamentos não letais para as forças de segurança pública, recebidos oficialmente nesta segunda-feira (07), na sede da Segup, em Belém. O investimento de R$ 1.907.055,34 é fruto de convênio federal.
Foram adquiridas 397 unidades do dispositivo de incapacitação neuromuscular, que emite pulsos elétricos por até 5 segundos, provocando desorientação e queda do indivíduo, e em consequência a incapacitação temporária do agressor. O disparo é realizado por meio de acionamento do gatilho de ação progressiva pelo agente, sendo uma pronta-resposta sem letalidade.
O investimento, explicou o titular da Segup, Ualame Machado, faz parte da estratégia de estruturar as ações operacionais dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds). “Mais uma vez a Segup traz o que há de mais moderno para equipar as instituições parceiras que fazem a segurança do Pará. Este equipamento é uma inovação, uma vez que há aplicação de força, porém com menos danos colaterais”, destacou o secretário.
Texto: André Macedo – Ascom/Segup
Agência Pará